Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara aprova ampliação de acesso a renda emergencial

Placeholder - loading - Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus 16/4/2020 REUTERS/Bruno Kelly
Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus 16/4/2020 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o projeto de autoria do Senado que amplia o acesso à renda emergencial de 600 reais à população vulnerável durante a crise do coronavírus.

Senadores cobravam a votação da proposta da Câmara, ao ponto de o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defender o princípio da 'reciprocidade', uma demonstração de desconforto por entenderem que se dedicam a matérias enviadas pela Câmara mas não identificam o mesmo tratamento a projetos produzidos pelo Senado.

A proposta analisada pela Câmara nesta quinta era uma das demandas dos senadores. Deputados alteraram alguns pontos da matéria. O relator do projeto, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ampliou a lista de categorias de trabalhadores informais com direito ao benefício.

Segundo ele, a lista é 'exemplificativa', e não tem o 'condão de excluir trabalhadores que lá não estão, tampouco de assegurar àqueles lá enumerados o recebimento do auxílio', lembrando que o projeto traz uma série de requisitos a serem preenchidos para o acesso à renda.

Como o texto passou por mudanças, deve ser devolvido ao Senado para uma última análise.

O texto aprovado nesta quinta impede as instituições financeiras de descontar ou compensar dívidas ou saldos negativos preexistentes do valor do benefício.

Mantém a previsão de pagamento de duas cotas do auxílio às chamadas famílias monoparentais, independentemente do sexo do chefe de família.

Também autoriza a suspensão das parcelas de empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Um destaque do PSB aprovado proíbe a recusa do auxílio emergencial ao “civilmente identificado” que declarar “sob penas da lei” não ter CPF, segundo a Agência Câmara de Notícias.

A pressão para que o projeto fosse analisado pelos deputados chegou ao ponto de o Senado deixar em segundo plano projeto patrocinado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de auxílio a Estados e municípios para compensar sua perda de arrecadação.

O deputado reconheceu a prerrogativa dos senadores de modificarem a proposta, mas considerou desnecessária apensá-la e susbtituí-la por matéria oriunda do Senado, o que daria à Casa o direito de dar a palavra final sobre o tema. Para Maia, o movimento desequilibra a relação institucional entre as duas Casas e pode gerar um impasse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. camara aprova texto principal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.