Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump e presidente será julgado pelo Senado

Placeholder - loading - Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, durante votação que aprovou impeachment do presidente Donald Trump na Casa 18/12/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, durante votação que aprovou impeachment do presidente Donald Trump na Casa 18/12/2019 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Atualizada em  

Por Susan Cornwell e Richard Cowan e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Donald Trump se tornou o terceiro presidente dos Estados Unidos a ter um impeachment aprovado pela Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira, ao ser formalmente acusado pela Casa de abuso de poder e obstrução do Congresso, em uma votação histórica que vai inflamar as tensões partidárias em um país profundamente dividido.

A aprovação de dois artigos de impeachment na Câmara, liderada pelos democratas, prepara o terreno para um julgamento no próximo mês no Senado, que é controlado pelos republicanos --um terreno mais amigável para Trump, ele próprio um republicano-- sobre condená-lo e destituí-lo do cargo.

Nenhum presidente nos 243 anos de história dos Estados Unidos foi destituído do cargo por impeachment. Isso exigiria uma maioria de dois terços no Senado, que tem 100 membros, o que significa que pelo menos 20 republicanos teriam que se juntar aos democratas na votação contra Trump -- e nenhum indicou que o fará.

O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, disse que 'não há chance' de a Casa remover Trump quando o presidente for julgado.

Trump, de 73 anos, é acusado de abusar de seu poder ao pressionar a Ucrânia a investigar o rival político Joe Biden, um dos principais candidatos à nomeação presidencial democrata para 2020, e também uma teoria desacreditada de que os democratas conspiraram com a Ucrânia para interferir nas eleições de 2016 nos EUA.

Os democratas disseram que Trump reteve uma ajuda de 391 milhões de dólares em ajuda de segurança à Ucrânia destinada a combater os separatistas apoiados pela Rússia e adiou uma cobiçada reunião na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, como forma de pressionar o governo de Kiev a interferir nas eleições de 2020 ao prejudicar Biden.

Um segundo artigo de impeachment acusou Trump de obstrução do Congresso por ordenar que funcionários e agências do governo não cumprissem as intimações legais da Câmara para prestar depoimentos e entregar documentos relacionados ao inquérito de impeachment.

Trump, que vai buscar outro mandato de quatro anos nas eleições presidenciais de novembro de 2020, nega ter cometido irregularidades e diz que o inquérito de impeachment lançado pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em setembro, é uma 'caça às bruxas'.

Em um comício de sua campanha de reeleição em Battle Creek, no Michigan, enquanto a Câmara votava, Trump disse que o impeachment era uma 'marca de vergonha' para os democratas e Pelosi, e os custaria caro nas eleições de 2020.

'Este impeachment partidário e sem lei é uma marcha suicida política para o Partido Democrata', disse Trump. 'Eles são os que devem ser acusados, todos eles.'

'DEFESA DA DEMOCRACIA'

Durante um debate que durou um dia inteiro antes da votação, Pelosi leu o Juramento de Fidelidade dos EUA e disse: 'Estamos aqui para defender a democracia para o povo'.

'Se não agirmos agora, estaríamos fugindo do nosso dever. É trágico que as ações imprudentes do presidente tornem necessário o impeachment', disse Pelosi.

À medida que o debate se desenrolava, os republicanos acusavam os democratas de tentarem usar o processo para anular as eleições de 2016 e influenciar a votação de 2020.

'O assunto hoje perante a Câmara se baseia unicamente no ódio fundamental ao nosso presidente. É uma farsa, uma caça às bruxas -- e isso equivale a um golpe contra o presidente eleito dos Estados Unidos', disse o deputado republicano Mike Rogers.

A votação do impeachment ocorreu durante a campanha de reeleição de Trump, na qual o republicano enfrentará o vencedor de uma disputa interna dos democratas, incluindo Biden, que criticou repetidamente a conduta de Trump no cargo e prometeu torná-la uma questão fundamental.

'O presidente Trump abusou de seu poder, violou seu juramento e traiu nossa nação', disse Biden no Twitter após a votação, acrescentando: 'Nos Estados Unidos da América, ninguém está acima da lei -- nem mesmo o presidente'.

Pesquisas Reuters/Ipsos mostram que, embora a maioria dos democratas queira um impeachment, a maioria dos republicanos não o quer. As audiências na Câmaras transmitidas pela televisão no mês passado, destinadas a criar apoio público ao impeachment, parecem ter dividido ainda mais os dois lados.

Apenas dois presidentes anteriores dos EUA tiveram impeachment aprovado na Câmara. Em 1998, a Casa votou contra o presidente Bill Clinton por acusações de perjúrio e obstrução da Justiça decorrentes de um relacionamento sexual que teve com uma estagiária da Casa Branca, mas o Senado o absolveu.

A Câmara também aprovou o impeachment do presidente Andrew Johnson em 1868, concentrando-se em sua remoção do secretário de Guerra, mas ele foi absolvido pelo Senado.

Em 1974, o presidente Richard Nixon renunciou depois que o Comitê Judiciário da Câmara aprovou artigos de impeachment no escândalo de corrupção de Watergate, mas antes que o plenário da Câmara votasse o impeachment.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. camara dos eua aprova …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.