Candidato de esquerda López Obrador tem liderança de 24 pontos para eleição no México, diz pesquisa
Candidato de esquerda López Obrador tem liderança de 24 pontos para eleição no México, diz pesquisa
Thomson Reuters
27/06/2018
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador viu sua vantagem ser reduzida para 24 pontos sobre o adversário mais próximo na disputa presidencial do México, o conservador Ricardo Anaya, antes das eleições presidenciais de domingo, de acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo jornal Reforma.
O ex-prefeito da Cidade do México, que disputa a Presidência do país pela terceira vez, obteve 51 por cento das intenções de voto, segundo o levantamento, frente a 52 por cento em pesquisa semelhante realizada em maio.
Em segundo lugar aparece Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD), que recebeu 27 por cento das intenções de voto, frente a 26 por cento em levantamento anterior.
Enquanto isso, o candidato de uma aliança liderada pelo governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), JoséAntonio Meade, ex-ministro da Fazenda, ocupa o terceiro lugar com 19 por cento de apoio, sem alteração em relação à pesquisa anterior.
Segundo o jornal, a pesquisa foi feita pessoalmente com 1.200 eleitores entre os dias 20 e 24 de junho.
Em outra pesquisa publicada nesta quarta-feira, López Obrador apareceu ampliando sua vantagem contra o adversário mais próximo para 32 pontos percentuais.
Segundo o levantamento do jornal El Financiero, José Antonio Meade está em segundo lugar com 22 por cento de apoio.
A publicação informou que foram consultados 1.420 eleitores em todo o país entre os dias 15 e 23 de junho.
(Reportagem de Miguel Angel Gutiérrez)
Thomson Reuters

