Casa Branca diz que Alibaba está ajudando militares chineses a atacar EUA, segundo FT
Casa Branca diz que Alibaba está ajudando militares chineses a atacar EUA, segundo FT
Reuters
14/11/2025
WASHINGTON (Reuters) - Washington acusou a empresa de mercado online Alibaba de fornecer suporte tecnológico para operações militares chinesas contra alvos nos Estados Unidos, disse o Financial Times nesta sexta-feira, citando um memorando da Casa Branca.
O memorando de segurança nacional inclui informações ultrassecretas desclassificadas sobre como o grupo chinês fornece ao Exército de Libertação Popular recursos que a Casa Branca acredita ameaçar a segurança dos EUA, informou o FT.
A reportagem não especificou quais capacidades ou operações estavam envolvidas, ou se os EUA estavam tentando responder de alguma forma.
As ações do Alibaba negociadas nos EUA caíram 4,2% após a notícia.
'As afirmações e insinuações do artigo são completamente falsas', disse o Alibaba em um comunicado.
'Questionamos a motivação por trás do vazamento anônimo, que o FT admite não poder verificar. Essa operação maliciosa de relações públicas veio claramente de uma voz desonesta que busca minar o recente acordo comercial do presidente Trump com a China.'
A embaixada chinesa em Washington rejeitou a reportagem e disse que a China se opõe e reprime todas as formas de ataques cibernéticos de acordo com a lei.
'Sem evidências válidas, os EUA chegaram a uma conclusão injustificada e fizeram acusações infundadas contra a China. Isso é extremamente irresponsável e é uma distorção completa dos fatos. A China se opõe firmemente a isso', disse o porta-voz da embaixada, Liu Pengyu, em um comunicado.
A Casa Branca não quis comentar.
(Reportagem de Jasper Ward em Washington)
Reuters

