alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cerveja pode atrair mosquitos transmissores de doenças

    Entre os cuidados para evitar doenças transmitidas por mosquitos está beber cerveja moderadamente.

    Placeholder - loading - news single img

    1636

    Publicada em  

    Alguns especialistas alertam: beber cerveja em excesso pode aumentar a chance de infecção pelos vírus da dengue, zika, chikungunya e malária. Segundo o professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Brisola Marcondes, dois estudos (um realizado no Japão e outro em Burquina Faso) atestam que a ingestão de cerveja atrai mais mosquitos para o corpo de quem a consome.

    Na pesquisa japonesa, foi testada uma dose de 350 ml de cerveja feita de cevada para a atração do Aedes albopictus, parente próximo do Aedes aegypti. Em Burquina Faso, os pesquisadores deram aos voluntários uma cerveja feita com sorgo para verificar o resultado sobre a espécie Anopheles gambiae, transmissor da malária.

    "Em ambos os estudos, se notou um aumento significativo na atração dos insetos", conta Marcondes. "Os autores supuseram que com a cerveja haveria maior produção de cairomônios (as substâncias voláteis emanadas dos bebedores), que atrairia mais mosquitos."

    Outras substâncias que atraem os mosquitos

    Os cairomônios e o álcool não são as únicas substâncias que aumentam o número de picadas. O gás carbônico, liberado na respiração, e o ácido láctico, liberado no suor, também atraem estes insetos. Há outras, no entanto, que os repelem.

    O médico sanitarista Rodolpho, Telarolli Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cita outros exemplos.

    Alguns estudos demonstraram que os mosquitos são atraídos por áreas do corpo mais quentes; outros mostraram que, por motivos ainda desconhecidos, indivíduos com tipo O de sangue são mais picados que aqueles com tipo A, B e AB. "Outras pesquisas têm demonstrado que o uso de roupas escuras é um fator que pode atrair mais os mosquitos", revela Telarolli.

    Como se proteger de picadas de mosquito

    Segundo Marcondes, mais estudos deveriam ser feitos com outras bebidas para verificar se é o álcool que afeta ou mosquitos ou se é algo específico da cerveja. Outro fator não estudado para aumentar o número de picadas é a provável redução da capacidade de defesa contra elas das pessoas que beberam em excesso. Mas enquanto novos estudos não são realizados, cuidados básicos e já antigos devem ser tomados. Evitar roupas escuras, utilizar repelentes, manter a casa com telas e evitar a proliferação de mosquitos são alguns deles.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. cerveja pode atrair mosquitos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.