Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CHAKA KHAN COMPLETA 70 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

RELEMBRE A CARREIRA DA CANTORA LENDÁRIA

Placeholder - loading - Chaka Khan faz aniversário de 70 anos hoje. Divulgação
Chaka Khan faz aniversário de 70 anos hoje. Divulgação

Publicada em  

Hoje é dia de celebrar uma das maiores divas da atualidade: Chaka Khan. Aos 70 anos, a artista é considerada a rainha da música Funk /Soul. Nascida em Chicago, Yvete Marie Stevens é uma cantora e compositora com mega sucessos atrelados ao seu pseudônimo. Ela se tornou uma das maiores referências da música norte americana.

(Durante a leitura, recomendo ouvir as canções atreladas a matéria)

Chaka Khan já venceu 10 troféus do Grammys. Divulgação
Toque para aumentar

Com a ajuda de Stevie Wonder, no começo dos anos 70, a cantora estreou a carreira junto com a banda Rufus. A primeira canção que disparou nas paradas de sucessos foi em 1974, “Tell Me Something Good”. Escrita por Wonder, o hit alcançou terceira posição no Billboard Hot 100.

Além disso, a música tinha um diferencial: foi uma das primeiras gravações a utilizar o simulador de guitarra Talkbox- que depois se popularizou com o Peter Frampton. O dispositivo, utilizado por Tony Maiden na música, cria um efeito que imita do som da guitarra na boca do músico- criado através de um tubo, criando uma voz híbrida do instrumento e do músico.

Lançado como o único single de seu primeiro álbum, “Chaka” (1978), a música “I’m Every Woman” foi um sucesso instantâneo. Como um projeto à parte da banda de funk que participava, a cantora conseguiu fazer seu nome e se estabelecer como uma referência da época. Com uma temática a frente do seu tempo, a música reflete a filosofia que a artista queria refletir em suas obras, enaltecendo a causa das mulheres.

Em 1992, a canção foi regravada pela Whitney Houston. A intérprete do hit “I Will Always Love You” manteve os vocais de Khan e depois produziu um clipe onde estavam juntas cantando. A música novamente teve um resultado impactante, entrando em quarto lugar na Billboard Hot 100 e nas paradas do Reino Unido.

Voltando com a parceria com a banda Rufus, a cantora, em 1983, gravou um álbum ao vivo chamado “Stompin at the Savoy”. Nele, uma das músicas chegou ao público de forma grandiosa: “Ain’t Nobody”. Ganhou primeiro lugar na parada de R&B da Billboard e se tornou uma das suas maiores canções.

Devido a sua relevância, a música ainda tem diversos remix e regravações feitas. Em 2011, a música foi regravada pela Mary J. Blige, em seu projeto “My Life II... The Journey Continues (Act 1)”. Essa não foi a primeira vez que Blige regravou suas canções, tendo também uma versão de “Sweet Thing” lançada em 1992.

Em seu sexto álbum de estúdio, “I Feel You”, Chaka Khan se juntou ao produtor David Foster- conhecido por trabalhar com artistas como Céline Dion, Michael Bublé, Neil Young, Brandy, entre outras.

Foster revelou que esta foi uma das únicas melodias que já compôs pensando em alguém. Antes de apresentar a cantora, ele chamou a faixa de “Chaka”. A terceira faixa da obra, “Through the Fire” também consagrou a trajetória da artista.

A lenda viva é citada por ser influência de nomes como: Erykah Badu, Lauryn Hill e Mariah Carey. Além de suas fãs Whitney Houston e Mary J. Blige, Khan também sempre foi citada por Prince. Ele se autodeclarou um ‘fã e fanático’ pelas obras dela e ainda disse: “Eu voltava correndo para casa e assistia tudo que ela participava”.

A referência de todos, desde artistas do Soul e R&B até o Pop, Chaka Khan é um ícone que merece ser celebrado hoje e sempre. Sua trajetória foi fundamental para os gêneros se transformarem e consolidarem no que eles são hoje.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: BEYONCÉ É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

SIR ROD STEWART CANCELA SHOW NA AUSTRÁLIA POR MOTIVOS DE SAÚDE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chaka khan completa 70 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.