Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chanceler alemão promete manter extrema-direita afastada e alerta para mundo em transformação

Chanceler alemão promete manter extrema-direita afastada e alerta para mundo em transformação

Reuters

20/02/2026

Placeholder - loading - Chanceler Friedrich Merz em Stuttgart  20/2/2026   REUTERS/Thilo Schmuelgen
Chanceler Friedrich Merz em Stuttgart 20/2/2026 REUTERS/Thilo Schmuelgen

BERLIM, 20 Fev (Reuters) - O chanceler alemão, ​Friedrich Merz, prometeu na sexta-feira não permitir que o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) “arruíne” a Alemanha e disse a seus colegas conservadores para se prepararem para um novo clima de competição entre grandes potências.

A mensagem de Merz à conferência do partido União Democrata Cristã (CDU) em Stuttgart reiterou pontos que ele levantou na Conferência de Segurança de Munique no último ⁠fim ⁠de semana, juntamente com apelos ​por ‌reformas econômicas e uma rejeição ao antissemitismo e ao AfD, que pretende vencer sua primeira eleição estadual este ano.

“Não permitiremos que essas pessoas da chamada Alternativa ⁠para a Alemanha arruínem nosso país”, afirmou ele aos delegados ​do partido, que receberam a ex-chanceler Angela Merkel com ​uma salva de palmas em sua ‌primeira visita à ​conferência ⁠desde que deixou o cargo em 2021.

Merz, que está muito atrás nas pesquisas antes de uma série de eleições estaduais este ​ano, disse que aceita as críticas de que as reformas anunciadas durante a campanha eleitoral do ano passado foram mais lentas do que inicialmente comunicado.

Ele prometeu avançar com ​os esforços para reduzir a burocracia, diminuir os custos de energia e fomentar o investimento, afirmando que a prosperidade econômica é vital para a segurança da Alemanha.

Ele também prometeu novas reformas do Estado de bem-estar social e disse que novas propostas para uma reforma do sistema de pensões seriam apresentadas, após ​uma revolta dos membros mais jovens de seu próprio partido ‌em uma batalha parlamentar acirrada ⁠no ano passado.

As eleições começam no próximo mês nos Estados ocidentais de Baden-Wuerttemberg e Renânia-Palatinado, antes de uma nova ⁠rodada neste ano, uma delas no ⁠Estado oriental da Saxônia-Anhalt, onde ⁠a AfD ⁠espera ​vencer sua primeira votação estadual.

(Reportagem de James Mackenzie e Friederike Heine)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.