Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chanceler boliviana diz que é um 'erro' decisão do México de recorrer a corte internacional

Placeholder - loading - Chanceler boliviana, Karen Longaric, fala durante entrevista à imprensa em La Paz 26/12/2019 REUTERS/David Mercado
Chanceler boliviana, Karen Longaric, fala durante entrevista à imprensa em La Paz 26/12/2019 REUTERS/David Mercado

Publicada em  

Por Danny Ramos e Aislinn Laing

LA PAZ (Reuters) - A ministra das Relações Exteriores da Bolívia rejeitou as alegações do México de que houve aumento de presença policial na embaixada mexicana em La Paz, alegando que nunca violaria protocolos internacionais e foi feito pedido de apoio policial pelo México.

Karen Longaric disse que a decisão do México de recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça para salvaguardar suas instalações diplomáticas na Bolívia foi um 'erro' e uma 'falácia legal', e o apelo deve ser retirado.

'Ninguém pode entrar com uma ação por fatos não comprovados, ninguém pode ser processado por atos que não cometeram', disse Longaric a jornalistas em La Paz.

'O governo da (presidente Jeanine) Añez respeita os tratados internacionais, a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e, portanto, as forças de segurança nacional nunca entrariam em um prédio diplomático sem autorização prévia.'

Longaric disse que o México 'solicitou expressamente' duas vezes à Bolívia proteção policial adicional para sua embaixada em La Paz nos dias 19 e 29 de novembro, em meio a preocupações com protestos no exterior.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, deu asilo político ao ex-presidente boliviano Evo Morales depois de ele renunciar em 10 de novembro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chanceler boliviana diz que e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.