Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chanceler da Alemanha promete resposta ao ataque durante celebração do Orgulho de Berlim

Chanceler da Alemanha promete resposta ao ataque durante celebração do Orgulho de Berlim

Reuters

27/07/2026

Placeholder - loading - Um memorial improvisado no Portão de Brandemburgo após um incidente fatal em que um veículo colidiu com uma multidão perto do desfile anual do Christopher Street Day, em Berlim, na noite de sábado, de
Um memorial improvisado no Portão de Brandemburgo após um incidente fatal em que um veículo colidiu com uma multidão perto do desfile anual do Christopher Street Day, em Berlim, na noite de sábado, de

Por Miranda Murray

BERLIM, 27 Jul (Reuters) - O chanceler ​Friedrich Merz prometeu, nesta segunda-feira, tomar medidas em resposta ao ataque com um veículo contra a celebração do Orgulho de Berlim, enquanto se acirravam os debates na Alemanha sobre o motivo pelo qual o motorista não estava preso.

O suspeito, que foi morto a tiros pela polícia no domingo, foi identificado como Abdul Ballout, cidadão alemão de 21 anos, que havia sido recentemente condenado por preparar um ato violento e que, segundo se acredita, teria tentado se juntar ao grupo militante ⁠Estado Islâmico.

“Ainda ⁠é muito cedo para dizer quais ​conclusões ‌políticas tiraremos desse ataque brutal. ... Teremos que responder com prudência, mas também com determinação”, disse Merz em uma coletiva de imprensa.

Uma pessoa morreu no ataque no parque Tiergarten, próximo ao Portão de Brandemburgo, na noite de ⁠sábado. O Ministério das Relações Exteriores da Polônia identificou a vítima ​como uma mulher polonesa de cerca de 60 anos.

O suposto agressor, Ballout, ​era um cidadão alemão de origem libanesa, nascido ‌e criado em ​Berlim, segundo ⁠o ministro do Interior da Alemanha.

A polícia informou que abriu fogo contra ele no domingo, quando ele correu em direção aos policiais armado com uma arma branca.

Em ​maio, Ballout foi condenado por preparar um ato grave de violência que colocava em risco o Estado e recebeu, nos termos da legislação juvenil, uma pena de um ano e 10 meses de prisão, segundo o Ministério Público.

Ele foi ​libertado sob a supervisão de um agente de liberdade condicional por seis meses, depois que o tribunal adiou a decisão sobre a suspensão da pena. O Ministério Público recorreu da decisão, buscando uma pena mais longa.

Merz afirmou que a vigilância policial de criminosos condenados é de responsabilidade dos estados regionais, mas acrescentou que havia encarregado o ministro federal do Interior de analisar a possibilidade de alteração ​da jurisdição.

O líder alemão também questionou como o suspeito conseguiu se aproximar do local ‌do evento, apesar de supostamente estar ⁠sob vigilância constante.

Um segundo suspeito detido em conexão com o ataque foi liberado, informou o Ministério Público Federal alemão nesta segunda-feira.

A revista Spiegel citou fontes ⁠afirmando que as autoridades liberaram a pessoa porque a ⁠suspeita inicial de que ele fosse ⁠um passageiro do ⁠veículo ​usado no ataque não pôde ser confirmada.

(Texto de Ludwig Burger; Edição de Toby Chopra)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.