Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chanceler da Ucrânia responde papa Francisco e diz que Kiev nunca levantará a bandeira branca

Placeholder - loading - Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba 25/02/2024 REUTERS/Valentyn Ogirenko
Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba 25/02/2024 REUTERS/Valentyn Ogirenko

Publicada em  

(Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, em resposta ao apelo do papa Francisco para que o país mostre 'a coragem da bandeira branca' e negocie o fim da guerra com a Rússia, disse neste domingo que Kiev nunca se renderia e falou para o Vaticano prestar atenção especial ao seu papel na Segunda Guerra Mundial.

Francisco fez os comentários em uma entrevista disponível parcialmente no fim de semana. Ele respondeu à sugestão do apresentador que disse que quando as coisas não vão bem para uma das partes num conflito “é preciso ter coragem para negociar”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu na rede social X que, em qualquer disputa, a pessoa forte 'está do lado do bem, em vez de tentar colocá-los em pé de igualdade e chamar isso de 'negociações''.

“Nossa bandeira é amarela e azul”, escreveu Kuleba em inglês, referindo-se à bandeira nacional ucraniana. 'Esta é a bandeira pela qual vivemos, morremos e prevalecemos. Nunca levantaremos nenhuma outra bandeira.'

Kuleba também alegou que o papa Pio 12 não tomou medidas necessárias contra a tirania nazista na Segunda Guerra Mundial.

“Ao mesmo tempo, quando se trata da bandeira branca, conhecemos esta estratégia do Vaticano desde a primeira metade do século 20”, escreveu.

“Eu desejo que (o Vaticano) evite repetir os erros do passado e apoie a Ucrânia e o seu povo na justa luta por suas vidas.”

Esta foi uma referência a antigos argumentos de que Pio não tomou nenhuma medida, apesar das evidências que surgiram durante a guerra sobre a extensão do Holocausto. Uma carta tornada pública no ano passado a partir dos arquivos do Vaticano parecia mostrar que Pio foi informado dos detalhes das ações nazistas para exterminar os judeus já em 1942.

(Reportagem adicional por Giulia Segreti)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chanceler da ucrania responde …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.