Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe da missão da OEA diz que disseminação de notícias falsas na eleição brasileira pode não ter precedente

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Chefe da missão da OEA diz que disseminação de notícias falsas na eleição brasileira pode não ter precedente"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O uso de notícias falsas para mobilizar eleitores brasileiros pode não ter precedentes, em razão do uso do WhatsApp para isso, disse nesta quinta-feira Laura Chinchilla, chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que está acompanhando o processo eleitoral no Brasil.

'O uso da notícia falsa para mobilizar a vontade das pessoas, dos cidadãos, o fenômeno que estamos vendo no Brasil talvez não tenha precedentes', disse Laura a jornalistas após se encontrar com o presidenciável do PT, Fernando Haddad, e membros de sua campanha em São Paulo.

'É a primeira vez em uma democracia que estamos observando o uso do WhatsApp para disseminar massivamente notícias falsas', afirmou Laura, que também é ex-presidente da Costa Rica.

Ao ser questionada sobre como vê a atuação da Justiça com relação ao tema, Laura afirmou que as autoridades também não esperavam que este fenômeno alcançasse a dimensão que tem.

Ela citou o caso dos Estados Unidos, uma 'democracia de grandes dimensões', onde autoridades também se viram surpreendidas pela difusão de notícias falsas.

A diferença, segundo ela, é que no Brasil a disseminação está ocorrendo em maior parte pelo Whatsapp, que é uma rede privada, enquanto em outros casos foram usados Facebook e Twitter, redes públicas que permitem uma atuação mais incisiva.

'(O WhatsApp) é uma rede que apresenta muitas complexidades para as autoridades poderem acessar e realizar investigações', afirmou, acrescentando que a OEA tem a função de monitorar, mas não pode substituir as instituições formais.

A missão da OEA também observou que o processo eleitoral, com relação à logística da votação, foi muito organizado e estruturado, não tendo encontrado irregularidades.

O PT, que solicitou o encontro desta quinta-feira para apresentar denúncias, já havia se reunido com a missão, que está no Brasil desde o primeiro turno.

Segundo Laura Chinchilla, ainda não houve uma reunião com o PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, embora a OEA os tenha procurado, mas já receberam denúncias da campanha do capitão reformado.

(Reportagem de Laís Martins)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe da missao da oea diz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.