Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe da UE diz que pacto comercial com Reino Unido está mais próximo, mas sucesso não é certo

Placeholder - loading - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. John Thys/Pool via REUTERS
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. John Thys/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Francesco Guarascio e Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido e a União Europeia se aproximaram de fechar um novo acordo comercial, mas ainda não estava claro se teriam sucesso, disse a chefe-executiva do bloco nesta quarta-feira.

Os dois lados estão na reta final de negociações para manter cerca de 1 trilhão de dólares em comércio anual livres de tarifas e cotas após 31 de dezembro, quando o Reino Unido finalmente sairá do maior bloco comercial do mundo.

'Não posso dizer se haverá um acordo ou não. Mas posso dizer que há um caminho para um acordo agora. O caminho pode ser muito estreito, mas está lá', disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao Parlamento Europeu.

Seus comentários relativamente otimistas sobre a longa crise do Brexit ajudaram a impulsionar a libra esterlina, embora ela tenha dito que dois problemas ainda não foram resolvidos.

'Encontramos um caminho para a maioria das questões, mas duas questões ainda permanecem pendentes: a igualdade de condições e a pesca', disse ela. 'As questões ligadas à governança agora foram amplamente resolvidas. Os próximos dias serão decisivos.'

A questão da igualdade de condições refere-se à insistência da UE de que o Reino Unido não contorne normas ambientais, trabalhistas e sociais, bem como auxílios estatais, enquanto a governança cobre a resolução de disputas.

Von der Leyen disse que as discussões sobre o acesso das embarcações da UE às águas de pesca do Reino Unido são 'ainda muito difíceis'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe da ue diz que pacto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.