Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe do FMI diz que perspectivas de crescimento global no médio prazo permanecem fracas

Placeholder - loading - Chefe do FMI, Kristalina Georgieva 23/06/2023   Lewis Joly/Pool via REUTERS/File Photo
Chefe do FMI, Kristalina Georgieva 23/06/2023 Lewis Joly/Pool via REUTERS/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - A atividade econômica global está desacelerando, especialmente no setor industrial, e as perspectivas de crescimento no médio prazo continuam fracas, disse nesta terça-feira a chefe do Fundo Monetário Internacional a líderes financeiros do Grupo dos 20.

A chefe do FMI, Kristalina Georgieva, falando a ministros das Finanças do G20 e presidentes de bancos centrais no Estado indiano de Gujarat, disse que a divergência nas perspectivas econômicas dos países é uma preocupação persistente.

A inflação está finalmente tendendo para baixo, disse ela, embora 'a inflação ainda esteja muito alta e o núcleo continue persistente, apesar do aperto significativo da política monetária'.

Ainda assim, a inflação pode permanecer alta por mais tempo e exigir ainda mais aperto, alertou.

'Embora haja progresso, o trabalho ainda não está terminado -- a política monetária deve manter o rumo. Uma celebração prematura pode reverter os ganhos duramente conquistados até agora no processo de desinflação.'

A redução da inflação é uma das principais prioridades para os países, disse Georgieva, juntamente com esforços como a reconstrução de colchões fiscais e reformas que promovam o crescimento.

“Para apoiar esses esforços de reforma, o Fundo também vai expandir seu trabalho na mobilização de recursos domésticos, melhorando a qualidade dos gastos dos países, construindo mercados de capitais profundos e melhorando o ambiente para investimentos privados – tanto domésticos quanto estrangeiros”, disse ela.

Ela enfatizou a necessidade de fortalecer a rede de segurança financeira global, incluindo a revisão dos recursos de cotas do FMI, essenciais para garantir a previsibilidade do poder de fogo do Fundo, que encolheu em termos relativos.

A chefe do FMI também destacou o progresso feito na restauração da sustentabilidade da dívida após um recente acordo sobre a reestruturação da dívida da Zâmbia.

Ainda assim, 'o processo de reestruturação da dívida ainda precisa ser mais rápido e eficaz', disse ela.

(Reportagem de Swati Bhat em Mumbai e Shivam Patel em Nova Delhi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe do fmi diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.