Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefes do Banco Mundial e OMC buscam reativar negociações sobre comércio de serviços

Placeholder - loading - Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 16/03/2023. REUTERS/Heiko Becker/File Photo
Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 16/03/2023. REUTERS/Heiko Becker/File Photo

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - Os chefes do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio (OMC) pediram nesta segunda-feira aos países que aumentem os esforços para tornar o comércio de serviços globais mais transparente e previsível, dizendo que isso poderá ajudar os países em desenvolvimento a reduzir a pobreza.

Serviços como turismo e telecomunicações geram mais de dois terços do PIB global, mas as barreiras para o comércio de serviços são maiores do que para bens, disse o relatório conjunto das duas instituições intitulado 'Comércio de Serviços para o Desenvolvimento'.

A OMC tem um mandato para liberalizar os serviços, mas seus Estados-membros não melhoraram coletivamente o acesso ao mercado desde 1997, quando acordos foram fechados em telecomunicações, afirmou.

'Há uma necessidade de reacender a cooperação internacional no setor de serviços', disseram o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e o diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, no prefácio do relatório.

'Tais esforços precisam expandir o comércio e o investimento, reduzir os custos comerciais, trazer maior transparência e previsibilidade aos regimes de política comercial e, em última análise, aumentar a participação das economias em desenvolvimento', afirmou o documento.

O relatório não deu soluções prescritivas, dizendo que seu objetivo é 'recordar os benefícios de avançar na agenda de negociações sobre o comércio de serviços e os custos de oportunidade de não fazer nada'. Os dois órgãos estão prontos para ajudar os governos, disse.

Banga tomou posse como presidente do Banco Mundial no mês passado e pediu que a instituição dobre os esforços nas áreas de desenvolvimento e clima para acelerar a evolução do banco para enfrentar os problemas globais.

(Por Emma Farge)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefes do banco mundial e omc …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.