Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chile reserva vagas para indígenas ao se preparar para reescrever Constituição

Placeholder - loading - Índos mapuche protestam contra governo chileno em Santiago 03/11/2019 REUTERS/Edgard Garrido
Índos mapuche protestam contra governo chileno em Santiago 03/11/2019 REUTERS/Edgard Garrido

Publicada em  

SANTIAGO (Reuters) - Parlamentares do Chile aprovaram na noite de terça-feira um projeto de lei que reserva 17 dos 155 assentos de sua convenção constitucional futura para representantes de comunidades indígenas, uma medida enaltecida pelo governo do presidente de centro-direita, Sebastián Piñera, como 'histórica'.

Em outubro, a maioria dos chilenos votou a favor de uma nova redação para a Constituição dos tempos da ditadura com o desejo de garantir mais igualdade no sistema de saúde, nas pensões e na educação. A votação foi um exigência central dos protestos em massa de 2019 contra a desigualdade.

A maior parte dos eleitores disse querer que a nova Carta Magna seja redigida por um organismo de cidadãos eleito especialmente, e dividido igualmente entre homens e mulheres – mas a votação inicial não separou lugares para os grupos indígenas do país.

A legislação aprovada na terça-feira estabelece um número fixo de assentos para cada uma das principais comunidades indígenas da nação sul-americana. Os mapuche, o maior e mais conhecido destes grupos indígenas, devem receber sete das 17 cadeiras.

'Queremos agradecer o Congresso e... o Senado por seu voto unânime, por este marco histórico tremendo em reconhecimento aos povos indígenas, e por darem mais um passo para saldar nossa dívida histórica (com eles)', disse a ministra do Desenvolvimento Social, Karla Rubilar, aos repórteres.

A convenção será eleita em abril, e tem até um ano para acertar um esboço de texto. As propostas precisam ser aprovadas por uma maioria de dois terços, e depois os chilenos votarão novamente para decidir se aceitam o texto ou se querem manter a Constituição anterior.

(Por Dave Sherwood)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chile reserva vagas para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.