Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China condena reunião entre líder de Taiwan e presidente da Câmara dos EUA

Placeholder - loading - Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, se encontra com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, em Simi Valley, Califórnia 05/04/2023 REUTERS/David Swanson
Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, se encontra com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, em Simi Valley, Califórnia 05/04/2023 REUTERS/David Swanson

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China condenou uma reunião, realizada na quarta-feira na Califórnia, entre a líder de Taiwan e o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos como 'atos de conluio' e disse que defenderá sua soberania, segundo a agência de notícias Xinhua.

“A China se opõe firmemente e condena veementemente os atos', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, segundo a agência de notícias estatal.

“Em resposta aos atos de conluio seriamente errôneos entre os Estados Unidos e Taiwan, a China tomará medidas resolutas e eficazes para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial.'

Kevin McCarthy, recebeu a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na Califórnia na quarta-feira, tornando-se a figura mais importante dos EUA a se encontrar com um líder taiwanês em solo norte-americano em décadas, e enfatizou a necessidade de acelerar as entregas de armas a Taiwan diante das crescentes ameaças da China.

Uma declaração separada emitida pelo Comitê de Relações Exteriores do Congresso Nacional do Povo na quinta-feira, publicada pela Xinhua, disse que as ações do presidente da Câmara 'quebraram seriamente o compromisso assumido pelos Estados Unidos com a China na questão de Taiwan'.

A China afirma que Taiwan --que tem seu próprio governo-- é seu território, uma posição que o governo taiwanês contesta veementemente. Washington mudou o reconhecimento diplomático de Taiwan para Pequim em 1979.

(Reportagem de Liz Lee)

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china condena reuniao entre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.