Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China diz que seria 'erro grave' se Argentina cortasse relações

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning   26/7/2023    REUTERS/Tingshu Wang
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning 26/7/2023 REUTERS/Tingshu Wang

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China disse nesta terça-feira que seria um 'erro grave' se a Argentina cortasse relações após a vitória nas eleições presidenciais do fim de semana do libertário de direita Javier Milei, que disse que não negociará com comunistas.

O presidente eleito da Argentina criticou a China e o Brasil, que estão entre os parceiros comerciais mais importantes de seu país. Há alguns meses, Milei comparou o governo chinês a um 'assassino' e disse que o povo da China 'não era livre'.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning afirmou que o desenvolvimento das relações bilaterais com a Argentina tem mostrado um bom momento e que seria um 'erro grave' para a Argentina cortar os laços com países como a China e o Brasil.

Diana Mondino, economista cotada para se tornar ministra das Relações Exteriores no governo Milei, disse que a Argentina não se uniria ao grupo Brics, segundo a agência de notícias russa RIA Novosti.

A Argentina está entre os seis países convidados a se tornarem novos membros do Brics, bloco formado por Brasil, China Índia, Rússia e África do Sul.

Mondino disse à RIA Novosti que a Argentina 'pararia de interagir' com os governos da China e do Brasil, quando perguntada se a Argentina incentivaria as exportações e importações com esses países.

Mao, questionada pelos repórteres sobre as falas de Mondino, disse: 'Os dois lados têm uma forte complementaridade econômica e um enorme potencial de cooperação'.

'A China está disposta a continuar a trabalhar em conjunto com a Argentina para promover a estabilidade e o desenvolvimento de longo prazo das relações bilaterais.'

O discurso duro de Milei sobre a China contrasta fortemente com a promessa de cooperação feita pelo presidente que está deixando o cargo, Alberto Fernández, que visitou Pequim no mês passado e saudou a China como um 'verdadeiro amigo' da Argentina.

Fernández também prometeu coordenação com a China em estruturas como o G20 e o Brics.

Milei também disse que a mudança climática é uma 'mentira do socialismo' e que o papa Francisco está do lado das 'ditaduras sangrentas'.

(Reportagem de Ethan Wang e Ryan Woo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china diz que seria erro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.