Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China faz história ao pousar sonda pela primeira vez do lado oculto da Lua

Placeholder - loading - Imagem da noticia "China faz história ao pousar sonda pela primeira vez do lado oculto da Lua"

Publicada em  

Por Michael Martina

PEQUIM (Reuters) - Uma sonda da China pousou com sucesso no lado oculto da Lua nesta quinta-feira, informou a agência espacial do país, que louvou o evento como um acontecimento inédito do programa espacial.

Lançada em dezembro, a sonda lunar Chang'e-4 fez um 'pouso suave' às 2h26 (horário de Greenwich) e transmitiu a primeira imagem em 'close' do lado oculto da Lua, informou a Agência Nacional de Administração Espacial da China.

A Lua está ligada à Terra pelas marés, girando na mesma velocidade enquanto orbita nosso planeta, por isso seu lado oculto --ou 'lado negro'-- jamais é visível para nós. Espaçonaves anteriores viram o lado oculto, mas nenhuma havia pousado nele.

O pouso 'ergue o véu de mistério' do lado oculto da lua e 'iniciou um novo capítulo na exploração lunar humana', disse a agência em um comunicado publicado em seu site, que incluiu uma foto colorida que mostra um grande ângulo de uma cratera da superfície da lua.

A sonda, que tem um módulo de aterrissagem e um jipe, desceu em uma área escolhida na Cratera Von Karman, próxima do polo sul da lua, depois de entrar na órbita lunar em meados de dezembro.

Entre as tarefas da Chang'e-4 estão observações astronômicas, análises do terreno lunar, da forma do solo e da composição mineral e a medição da radiação de nêutrons e os átomos neutros para estudar o meio ambiente do lado oculto.

O pouso é um marco para a China, que corre para alcançar a Rússia e os Estados Unidos e se tornar uma grande potência espacial até 2030. Pequim planeja iniciar a construção de sua própria estação espacial tripulada no ano que vem.

Embora a China tenha insistido que suas ambições são totalmente pacíficas, o Departamento de Defesa dos EUA a acusou de desenvolver atividades para impedir outras nações de usarem recursos situados no espaço durante uma crise.

À parte suas ambições civis, a China já testou mísseis antissatélite, e o Congresso norte-americano proibiu a agência espacial dos EUA de cooperar com sua equivalente chinesa devido a preocupações de segurança.

Agora que a competição está se acelerando no espaço, o presidente dos EUA, Donald Trump, pretende criar uma nova 'Força Espacial' que seria uma sexta divisão dos militares até 2020.

Mas a corrida espacial também acelera no setor privado, já que várias empresas almejam comercializar as viagens espaciais -- como a californiana SpaceX, que agitou a indústria com seus foguetes reutilizáveis e de baixo custo Falcon 9.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china faz historia ao pousar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.