Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China pede 'alta vigilância' sobre expansão da Otan na Ásia

Placeholder - loading - Cartazes com o logo da Otan na sede da aliança militar em Bruxelas 19/04/2018 REUTERS/Yves Herman
Cartazes com o logo da Otan na sede da aliança militar em Bruxelas 19/04/2018 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China disse nesta quinta-feira que é necessária 'alta vigilância' diante da 'expansão para o leste' da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após uma reportagem de que a aliança planeja abrir um escritório no Japão para facilitar as consultas com aliados na região.

A Otan planeja abrir seu primeiro escritório asiático no Japão para facilitar o diálogo com parceiros de segurança como Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, tendo em mente os desafios geopolíticos da China e da Rússia, informou o Nikkei Ásia na quarta-feira, citando autoridades japonesas e da aliança militar.

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que a Ásia é uma 'terra promissora para cooperação e desenvolvimento e não deve ser uma arena de batalha para a geopolítica'.

'A expansão contínua da Otan para o leste na Ásia-Pacífico, a interferência nos assuntos regionais, as tentativas de destruir a paz e a estabilidade regionais e a pressão para o confronto do bloco exigem alta vigilância dos países da região', disse Mao em coletiva de imprensa.

O Nikkei Ásia disse que o escritório proposto deve abrir no ano que vem em Tóquio.

Questionada sobre a reportagem do Nikkei Ásia, a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, disse que a aliança não entrará em detalhes sobre as deliberações dos aliados.

'A Otan tem escritórios e acordos de ligação com várias organizações internacionais e países parceiros, e os aliados avaliam regularmente esses acordos para garantir que atendam melhor às necessidades da Otan e de nossos parceiros', disse ela.

(Por Yew Lun Tian)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china pede alta vigilancia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.