Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CIA tem áudio de príncipe saudita exigindo que Khashoggi fosse 'silenciado', diz jornal turco

Placeholder - loading - Imagem da noticia "CIA tem áudio de príncipe saudita exigindo que Khashoggi fosse 'silenciado', diz jornal turco"

Publicada em  

ISTAMBUL (Reuters) - Um jornal da Turquia disse nesta quinta-feira que a diretora da CIA, Gina Haspel, sinalizou no mês passado a autoridades turcas que a agência tem uma gravação de um telefonema no qual o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, deu instruções para 'silenciar' o jornalista saudita Jamal Khashoggi.

Indagada sobre a reportagem, uma autoridade turca disse à Reuters que não tem informações sobre tal gravação. Riad disse que o príncipe herdeiro não teve conhecimento prévio do assassinato de Khashoggi no consulado saudita em Istambul seis semanas atrás.

'Há rumores sobre uma outra gravação', escreveu Abdulkadir Selvi, jornalista do diário Hurriyet, em uma coluna, dizendo que a suposta ligação foi entre o príncipe Mohammed bin Salman e seu irmão, o embaixador saudita em Washington.

'Está sendo dito que a chefe da CIA, Gina Haspel, indicou durante sua visita à Turquia', escreveu, acrescentando que os dois conversaram sobre Khashoggi, um crítico do governante saudita.

'Está sendo dito que o príncipe herdeiro deu ordens para 'silenciar Jamal Khashoggi o mais cedo possível'' em um telefonema que foi monitorado pela Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA), disse ele.

Khashoggi foi assassinado no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro durante uma operação que o presidente turco, Tayyip Erdogan, disse ter sido ordenada pelo nível mais alto da liderança saudita.

Depois de oferecer várias explicações contraditórias, na semana passada Riad disse que Khashoggi foi morto e que seu corpo foi esquartejado quando negociações para persuadi-lo a voltar à Arábia Saudita fracassaram.

(Por Dominic Evans)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cia tem audio de principe …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.