alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Cientistas dizem que coronavírus é transmissível pelo ar e pedem revisão à OMS

    Placeholder - loading - news single img
    Modelo do coronavírus impresso em 3-D 25/03/2020 REUTERS/Dado Ruvic

    Publicada em  

    (Reuters) - Centenas de cientistas disseram haver indícios de que partículas menores do novo coronavírus circulando no ar podem infectar as pessoas e estão pedindo à Organização Mundial da Saúde (OMS) que revise suas recomendações, noticiou o jornal New York Times no sábado.

    A OMS disse que a doença é transmitida principalmente de pessoa a pessoa através de gotículas pequenas do nariz e da boca que são expelidas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala.

    Em uma carta aberta à agência, que os pesquisadores planejam publicar em um periódico científico na semana que vem, 239 cientistas de 32 países delinearam os indícios que indicam que partículas menores podem contaminar as pessoas, disse o New York Times.

    'Estamos cientes do artigo e estamos analisando seus conteúdos com nossos especialistas técnicos', disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, em uma resposta por email a um pedido de comentário da Reuters.

    Seja transmitido por gotículas grandes que percorrem o ar após um espirro ou por gotículas muito menores que, expelidas, podem atravessar a extensão de um cômodo, o coronavírus é transmissível pelo ar e pode infectar as pessoas quando inalado, disseram os cientistas, de acordo com o NYT.

    Mas a agência de saúde disse que os indícios não são convincentes, sempre segundo o jornal.

    'Especialmente nos últimos dois meses, dissemos várias vezes que consideramos a transmissão pelo ar possível, mas certamente não comprovada por indícios firmes ou sequer claros', disse a doutora Benedetta Allegranzi, principal autoridade técnica de prevenção e controle de infecções da OMS, segundo uma citação do NYT.

    (Por Rama Venkat em Bengaluru e Stephanie Nebehay em Genebra)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. cientistas dizem que …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.