Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ciro defende tributação sobre lucros e implantação de IVA em reforma tributária

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Ciro defende tributação sobre lucros e implantação de IVA em reforma tributária"

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou na noite de quarta-feira, em entrevista à Globonews, que terá como foco na sua reforma tributária a tributação de lucros e dividendos e a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), além de uma revisão de todos os benefícios fiscais concedidos a empresas nos últimos anos.

'O mundo inteiro cobra tributo sobre lucros e dividendos empresariais, só Estônia e Brasil que não. Eu vou propor cobrar', afirmou.

Segundo o pedetista, existe uma distorção no Brasil em que toda a estrutura econômica está montada para transferir renda de quem produz e trabalha para o sistema financeiro.

'Quem está ganhando mesmo no Brasil são os banqueiros e quem perde no Brasil são os trabalhadores e a produção', disse.

Ciro disse ainda que pretende rever 'com lupa' os incentivos fiscais dados a empresas desde 2013, no governo de Dilma Rousseff, e que só ficarão aqueles que provarem que realmente trazer resultados para a produção e criação de emprego.

O candidato afirmou ainda que é preciso uma repactuação fiscal com Estados e municípios, que hoje estão sem condições de fazer investimentos e mas têm cada vez mais encargos. 'Hoje a federação é uma ficção', afirmou.

Para além de tributar lucros e dividendos e retirar impostos de empresas que reinvestem o lucro, Ciro afirma que o país precisa passar a adotar o IVA, o que não foi feito até hoje porque alguns estados mais industrializados --São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul-- perderiam recursos em um primeiro momento. 'Mas é um sacrifício inicial que precisa ser feito', disse.

Ciro voltou a criticar a reforma trabalhista, as vendas de ativos da Petrobras e a tentativa de um acordo entre Embraer e Boeing.

'Vai ser desfeito (o acordo entre Embraer e Boeing). A Boeing está fazendo o serviço sujo do senhor Trump (Donald Trump, presidente dos Estados Unidos) que perdeu a concorrência para o vender caças ao Brasil. Por isso essa gente está comprando, para destruir a Embraer. Estão comprando para fechar a Embraer', afirmou.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ciro defende tributacao sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.