alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cognição criativa pode melhorar ao escutar música, aponta estuda

    Segundo estudo internacional, ouvir música alegre pode estimular a criatividade de maneira eficiente em diferentes situações.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo estudo recente feito nos Países Baixos e na Austrália, ouvir música alegre pode estimular a criação de soluções mais inovadoras. A pesquisa analisou o resultado da música na cognição e na criatividade, capacidade que propicia a criação de soluções inovadoras.


    Os cientistas analisaram mais de cem participantes divididos em quatro grupos, que ouviam um estilo de música diferente, um dos grupos não escutava nenhuma canção.

    Ao começar uma música, concomitantemente, os voluntários  realizavam inúmeras tarefas que testavam o nível de criatividade de cada grupo.


    Aqueles que conseguiam solucionar uma tarefa de modo mais original, apresentando sugestões úteis, ganhavam uma pontuação no aspecto criatividade divergente. Já aqueles que conseguiam oferecer a melhor solução recebiam pontuação no que concerne a criatividade convergente.

    Assim os cientistas evidenciaram que os voluntários os quais ouviam música alegre, tinham como resultado o fomento do pensamento criativo em comparação com aqueles que não ouviam nenhum estilo de música.


    Para os autores do trabalho, as variáveis da música alegre conseguem expandir a flexibilidade de pensamento, assim, o participante pode encontrar soluções mais facilmente do que se estivesse realizando a atividade em silêncio.


    De modo geral, o estudo aponta que a cognição criativa pode ser impactada positivamente quando se escuta música.


    Mais estudos serão feitos para explorar como distintos sons do ambiente podem impulsionar à criatividade, levando em consideração aspectos como origem cultural, idade e até mesmo os níveis de experiência musical.


    A pesquisa, também, deixa claro que ouvir música desperta o pensamento criativo de modo eficiente em diversas situações com distintos propósitos.

    1. Home
    2. noticias
    3. cognicao criativa pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.