Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Colheita de milho atinge 35% da área no RS; clima irregular afeta safras

Placeholder - loading - Colheita de soja no Brasil 31/01/2023 REUTERS/Paulo Whitaker  PW
Colheita de soja no Brasil 31/01/2023 REUTERS/Paulo Whitaker PW

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de milho atingiu 35% das áreas no Rio Grande do Sul, avanço de 8 pontos percentuais em uma semana, enquanto o clima em geral quente e seco persiste sobre as lavouras do cereal e da soja 2022/23, trazendo danos em níveis distintos ao Estado, disse nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS.

No mesmo período do ciclo anterior, a colheita estava em 42% e a média histórica é de 34%, de acordo com os dados.

Por outro lado, parte dos produtores de milho ainda está plantando o cereal, com média de semeadura em 97% da área projetada, avanço semanal de 1 ponto, atrás do ano anterior (98%) e da média histórica (99%).

'A estiagem provocou o estiolamento dos colmos das plantas, que não se mantêm em pé, aumentando o número de plantas acamadas e de difícil recolhimento na operação de corte', afirmou a empresa em relatório.

Essa situação está contribuindo para a antecipação da colheita de milho.

Segundo a Emater, a estimativa inicial de produtividade manteve-se na região de Caxias do Sul; na de Porto Alegre, a redução é próxima de 10%; nas regiões de Lajeado, Passo Fundo e Soledade, são próximas a 20%; nas de Erechim, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa, entre 35% e 40%; e nas de Bagé, Frederico Westphalen e Santa Maria, são pouco superiores a 50%.

No caso da soja, a Emater destacou que dias de muito calor, secos e com alta intensidade da radiação solar prejudicaram as lavouras de soja em desenvolvimento (48% da área), em florescimento (35%), e em enchimento dos grãos (17%). O plantio está quase concluído (99%).

'A ocorrência de chuvas irregulares, mais concentradas nas regiões a sul e a leste do Estado, aliviou momentaneamente o estresse em lavouras da oleaginosa', afirmou a Emater.

'No entanto, na maior parte do território estadual, não houve precipitações ou elas foram insuficientes para reverter o quadro de estiagem.'

Conforme amostragem realizada em 412 municípios do Estado, estima-se que a redução da produtividade, na zona mais afetada, é pouco superior a 20%, como é o caso das regiões de Santa Maria e Santa Rosa, ressaltou a empresa de assistência técnica.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. colheita de milho atinge 35 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.