Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Colômbia acusa Equador de 'interferência deliberada' na eleição presidencial em meio a disputa tarifária

Colômbia acusa Equador de 'interferência deliberada' na eleição presidencial em meio a disputa tarifária

Reuters

30/05/2026

Placeholder - loading - Presidente do Equador, Daniel Noboa, discursa durante Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá 28 de janeiro de 2026 REUTERS/Aris Martinez
Presidente do Equador, Daniel Noboa, discursa durante Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá 28 de janeiro de 2026 REUTERS/Aris Martinez

Por Leila Miller

BUENOS AIRES, 30 Mai (Reuters) - ​O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia acusou neste sábado o Equador de 'interferência deliberada' na eleição presidencial colombiana de domingo, depois que o presidente do Equador concordou em suspender tarifas comerciais em uma conversa com um candidato presidencial.

O presidente do Equador, Daniel Noboa, disse na sexta-feira que seu país removeria as tarifas bilaterais em ⁠1º ⁠de junho, depois de ​chegar a ‌um acordo com o candidato presidencial colombiano de direita Abelardo De La Espriella.

Noboa disse no X que a medida seria tomada depois ⁠de 'confirmar a disposição (de De La Espriella ) de promover uma ​luta real e conjunta contra o narcoterrorismo'. Ele ​também disse que eles haviam ‌concordado com a ​entrega ⁠de criminosos equatorianos que estão na Colômbia.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia rejeita 'a apresentação enganosa da decisão de ​remover as tarifas como uma medida de boa fé do governo equatoriano', disse a pasta em nota, embora tenha acrescentado que removeria as medidas ​adotadas para mitigar as tarifas do Equador.

O gabinete de Noboa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os dois países estão envolvidos há meses em uma disputa comercial, com o Equador cobrando tarifas devido ao fracasso da Colômbia em combater o tráfico de drogas ao ​longo da fronteira de 586km entre os dois países, ‌uma afirmação que o ⁠presidente colombiano Gustavo Petro rejeitou.

De La Espriella, um candidato independente, enfrentará o aliado de Petro, Ivan Cepeda, ⁠e a senadora de direita ⁠Paloma Valencia, entre outros, ⁠na eleição de ⁠domingo.

(Reportagem ​de Leila Miller; Reportagem adicional de Julia Symmes Cobb)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.