Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Colômbia elege primeira vice-presidente negra, Francia Márquez

Placeholder - loading - 19/06/2022 REUTERS/Vannessa Jimenez
19/06/2022 REUTERS/Vannessa Jimenez

Publicada em  

Por Oliver Griffin

BOGOTÁ (Reuters) - Francia Márquez, mãe solteira e ex-dona de casa, será a primeira vice-presidente negra da Colômbia depois que uma votação histórica no domingo elegeu o primeiro presidente de esquerda do país, Gustavo Petro.

Márquez e Petro obtiveram 50,4% dos votos na eleição de domingo.

Diante de um fundo estampado com a frase 'a mudança é imparável', Márquez agradeceu aos apoiadores de toda a Colômbia por ajudarem sua chapa em um discurso transmitido de Bogotá.

'Após 214 anos, conseguimos um governo do povo, um governo popular, um governo do povo com as mãos calejadas... o governo dos ninguéns da Colômbia', disse ela.

A nova vice-presidente eleita da Colômbia vem do município de Suárez, uma área rural da província colombiana de Cauca. Cerca de 80% da população de Cauca vive em alguma forma de pobreza.

Francia Márquez é uma célebre ativista ambiental cuja oposição à mineração de ouro em seu município natal a fez receber o prestigioso Prêmio Ambiental Goldman em 2018 --bem como ameaças de morte de grupos armados ilegais.

Além de atuar como vice-presidente de Petro, Márquez deve liderar um novo ministério da igualdade para desenvolver suas ideias centrais de impulsionar os direitos das mulheres e ajudar os pobres a ter acesso à saúde e à educação.

Sua ascensão política durante a campanha segue amplas demandas por mudanças e crescente preocupação com temas socioambientais, disse Daniela Cuellar, da FTI Consulting, à Reuters.

“A popularidade política de Francia Márquez é parte de uma tendência na Colômbia, onde a população busca uma mudança e onde as questões socioambientais estão se tornando cada vez mais relevantes”, afirmou ela.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. colombia elege primeira vice …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.