Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com aumento das tensões entre Modi e Trudeau, faculdades canadenses procuram tranquilizar alunos indianos

Placeholder - loading - Estudantes caminham pelas dependências da Universidade de Toronto, no Canadá 09/09/2020  REUTERS/Carlos Osorio
Estudantes caminham pelas dependências da Universidade de Toronto, no Canadá 09/09/2020 REUTERS/Carlos Osorio

Publicada em  

Por Nivedita Balu e Wa Lone e Manoj Kumar

TORONTO/AMRITSAR, Índia (Reuters) - As universidades canadenses estão tranquilizando os estudantes indianos quanto à sua segurança e oferecendo recursos para lidar com a incerteza desencadeada pela crise diplomática entre os dois países, à medida que procuram limitar as consequências em um negócio em expansão.

Enquanto faculdades canadenses se preparam para dar início a mais um semestre, alguns estudantes estão pensando em adiar seus cursos, enquanto outros estão avaliando se o ensino superior pode se tornar um dano colateral da atual crise.

A divergência diplomática entre a Índia e o Canadá começou em setembro, depois que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que Nova Délhi pode ter participado do assassinato de um defensor separatista sikh na Colúmbia Britânica. A Índia nega veementemente a alegação.

A Índia é, de longe, a maior origem dos estudantes estrangeiros do Canadá no negócio de educação internacional em rápido crescimento do país, representando cerca de 40% dos portadores de permissão de estudo. Os estudantes internacionais contribuem com mais de 20 bilhões de dólares canadenses (14,6 bilhões de dólares) para a economia canadense a cada ano.

De acordo com estimativas de consultores na Índia, mais de 100 mil estudantes estavam se preparando para o teste de proficiência em inglês e providenciando financiamento para estudar no Canadá no próximo ano.

A Reuters conversou com mais de uma dúzia de universidades e consultores no Canadá e na Índia, que disseram estar tomando medidas para tranquilizar os estudantes.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

As universidades canadenses afirmam que o impasse pode ser de curta duração, mas ainda há dúvidas sobre os próximos semestres e os alunos estão perguntando sobre a segurança no Canadá.

Ashok Kumar Bhatia, presidente da Associação de Consultores para Estudos no Exterior, disse que muitos estudantes indianos estão preocupados com sua segurança em um cenário de tensões diplomáticas elevadas.

Em resposta, consultorias como a IDP Education estão enviando mensagens de vídeo para acalmar os ânimos.

O presidente da Conestoga College, John Tibbits, observou que cerca de cem alunos, dos milhares que se matriculam todos os anos, estavam perguntando sobre o adiamento do curso, e os alunos atuais querem assistir às aulas online.

'Nossa maior preocupação é a incerteza. O que o governo indiano pode fazer com relação aos vistos e como as pessoas podem reagir', disse Tibbits. 'Estamos gastando 50 milhões de dólares canadenses por ano na faculdade apenas para dar suporte aos alunos.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com aumento das tensoes entre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.