Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com placar empatado, STF retoma julgamento sobre autonomia do BC no plenário

Placeholder - loading - Sede do BC em Brasília 25/08/2021.  REUTERS/Amanda Perobelli
Sede do BC em Brasília 25/08/2021. REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Supremo Tribunal Federal retomou na tarde desta quinta-feira o julgamento de ação movida pelo PT e pelo PSOL que questiona lei aprovada pelo Congresso Nacional que instituiu a autonomia do Banco Central, em um momento em que o país passa por um estresse inflacionário.

O julgamento, que está empatado, será retomado com o voto do ministro Dias Toffoli. Faltam oito ministros a votar.

A análise do caso havia sido suspensa em junho após um pedido de destaque apresentado por Dias Toffoli que retirou o caso do plenário virtual.

Na quarta-feira, o relator da ação, Ricardo Lewandowski, votou contra a autonomia da autoridade monetária, enquanto o ministro Roberto Barroso posicionou-se a favor da lei aprovada pelo Congresso. Os dois já tinham apresentado seus votos anteriormente, ainda no plenário virtual.

A tendência, segundo fontes ouvidas pela Reuters, é que o STF confirme a lei.

A ação preocupa a equipe econômica do governo Jair Bolsonaro num momento em que o próprio BC começou a lançar mão de um aumento da taxa básica de juros para conter a pressão inflacionária.

INDICAÇÃO DE VOTO

Mais cedo, o presidente do Supremo Luiz Fux indicou voto a favor da autonomia do BC em evento da XP Investimentos. Segundo ele, o BC independente representa um grande avanço para a política econômica e monetária do país. Ele destacou que a instituição é de Estado e não de governo e disse que o vício de iniciativa do projeto não tem relevância.

'O que se verifica é que se ataca nesse caso o vício de iniciativa que é um defeito, no caso concreto, de somenos importância', disse Fux.

'Mais importante é saber se é autônomo ou não do que se começou do Poder certo (a apresentação do projeto)', emendou ele, reforçando que durante a tramitação da proposta os dois textos --do Congresso e do governo-- foram unidos.

Para Fux, é preciso esquecer em dados momentos as formalidades para atingir a questão de fundo.

'Um Banco Central que trata da política monetária e financeira, ele tem que ter uma visão transnacional e atuar com total independência. Isso é um reclamo muito justo do mercado e, no meu modo de ver, tem de ser atendido', disse ele.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com placar empatado stf …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.