Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com surpresas de bancos centrais, junho tem forte movimento de altas de juros

Placeholder - loading - Sede do Banco da Inglaterra em Londres 11/05/2023. REUTERS/Henry Nicholls/File Photo
Sede do Banco da Inglaterra em Londres 11/05/2023. REUTERS/Henry Nicholls/File Photo

Publicada em  

Por Karin Strohecker e Vincent Flasseur

LONDRES (Reuters) - Os principais bancos centrais do mundo entregaram em junho o maior número de aumentos mensais nas taxas de juros no ano até agora, surpreendendo os mercados e sinalizando mais aperto à frente na batalha contra a inflação.

Sete dos nove bancos centrais que supervisionam as 10 moedas mais negociadas e que se reuniram em junho aumentaram as taxas, enquanto dois optaram por manutenção, mostraram dados da Reuters.

Tanto a Noruega quanto o Banco da Inglaterra surpreenderam os mercados no mês passado com um movimento maior que o esperado de 50 pontos-base, enquanto o Canadá e a Austrália retomaram seus ciclos de alta de juros. A Suécia, a Suíça e o Banco Central Europeu também apertaram a política monetária, levando o total de aumentos no mês para 225 pontos-base. Em maio houve seis aumentos de juros em seis reuniões.

'Enquanto alguns bancos centrais estão vendo um progresso inicial em direção a uma inflação mais baixa, os banqueiros centrais em geral continuam enfrentando um exercício de equilíbrio difícil', disse Tiffany Wilding, economista da PIMCO.

'Sem uma política fiscal pronta para salvar o dia, vemos um ambiente de crescimento mais incerto com riscos negativos se acumulando ao longo do horizonte cíclico.'

As últimas movimentações dos bancos centrais do G10 elevam o total de aumentos de juros em 2023 para 950 pontos básicos em 28 decisões de alta. Olhando para os movimentos desde que a Noruega iniciou o ciclo de alta das taxas em setembro de 2021, os principais bancos centrais aumentaram as taxas de juros até agora em 3.765 pontos.

Embora a pausa do Federal Reserve em sua reunião de junho não tenha sido uma surpresa, a perspectiva agressiva do principal banco central do mundo causou tremores nos mercados.

'Acreditamos que os bancos centrais têm mais trabalho a fazer', disseram analistas da Vanguard.

Nos mercados emergentes, há mais evidências de que o ciclo de aperto está perdendo força.

Treze dos 18 bancos centrais da amostra da Reuters de economias em desenvolvimento tiveram reuniões de definição de taxa de juros no mês passado. No entanto, 11 bancos centrais optaram por deixar a política monetária inalterada.

Tendo sido um ponto atípico no ciclo de aperto dos mercados emergentes que começou em 2021, sob o novo presidente Hafize Gaye Erkan o banco central da Turquia conseguiu recuperar o atraso com um aumento de 650 pontos base, sinalizando um retorno a políticas mais ortodoxas.

Este foi o segundo maior aumento de juros nos últimos tempos desde que a Rússia foi forçada a uma alta emergencial de 1.050 pontos após a invasão da Ucrânia. Enquanto isso, o banco central da China reduziu as taxas de juros em 10 pontos.

A contagem total de aumentos de taxas de juros para o ano nos mercados emergentes é de 1.375 pontos em 22 altas - menos de um quinto dos 7.425 pontos de aperto ocorridos em 2022. A quantidade total de cortes é de 60 pontos em duas movimentações.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com surpresas de bancos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.