Comandante diz que tropas ucranianas estão criando condições para avançar
Publicada em
KIEV (Reuters) - O comandante-chefe das forças ucranianas disse nesta segunda-feira que suas tropas estão criando as condições necessárias para avançar e passar a ter a iniciativa no campo de batalha, mais de um ano após o início da invasão russa ao país.
Valeriy Zaluzhnyi divulgou um comunicado pelo aplicativo Telegram, em que assegurou que as linhas de defesa ucranianas estão estáveis e conseguindo repelir tentativas russas de contra-ataque e de distrair as forças ucranianas em outras frentes de batalha.
“Lutas intensas estão ocorrendo e, pouco a pouco, as tropas ucranianas seguem criando as condições de avançar. A iniciativa está do nosso lado”, afirmou Zaluzhnyi, após participar de ligação telefônica com o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA.
A Ucrânia lançou uma contraofensiva no início do inverno no Hemisfério Norte, na tentativa de recuperar partes do território capturado pela Rússia no sul e no leste do país. Os Estados Unidos e outros aliados do Ocidente enviaram armas à Ucrânia e treinaram os soldados para que Kiev realizasse a ofensiva.
A Ucrânia já recapturou alguns vilarejos no sul e territórios próximos à cidade de Bakhmut. As autoridades do país rebateram críticas de que estariam avançando muito lentamente, dizendo que essa estratégia tem o intuito de evitar mortes. A Ucrânia tem atacado linhas russas bem equipadas e defendidas por minas terrestres. Moscou diz que a contraofensiva ucraniana foi um fracasso.
“Em algumas direções, o inimigo está realizando grandes ataques, mas sem sucesso. Eles querem distrair as forças ucranianas de algumas partes do fronte”, concluiu Zaluzhnyi
(Reportagem de Olena Harmash)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO