Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comboio humanitário para a Venezuela chega à Colômbia

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Comboio humanitário para a Venezuela chega à Colômbia"

Publicada em  

Por Nelson Bocanegra e Anggy Polanco

CÚCUTA, Colômbia/TIENDITAS, Venezuela - Caminhões transportando ajuda humanitária para a Venezuela chegaram à cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta na quinta-feira, e o presidente Nicolás Maduro pareceu determinado a impedir a entrada no país, apesar de uma crise política crescente.

A chegada da ajuda humanitária, que inclui suprimentos fornecidos pelos Estados Unidos, aumentou a pressão sobre o , diplomaticamente isolado Maduro, horas depois de um grupo apoiado pela União Europeia pedir diálogo e eleições e rejeitar o intervencionismo.

Maduro rejeitou a ajuda, que classificou como um 'show político', e prometeu continuar no cargo, apesar de dezenas de nações de todo o mundo desqualificarem sua liderança e reconhecerem o líder opositor Juan Guaidó como o chefe de Estado legítimo do país.

Escoltados por motos da polícia, os caminhões entraram em Cúcuta, onde venezuelanos esperavam para ver se o governo Maduro liberaria a estrada de fronteira que ele bloqueou e permitiria a passagem dos suprimentos humanitários.

A multidão empunhava cartazes descrevendo Maduro como um 'câncer' e comemorava a chegada do comboio.

'Isso me dá muita esperança, especialmente para a família que deixei para trás, meus filhos, minha esposa', disse Israel Escobar, venezuelano de 42 anos que foi para Cúcuta um ano atrás vender sorvete nas ruas. 'Este é mais um passo para acabar com aquele regime terrível'.

Do lado venezuelano da divisa, um grupo de cerca de 60 manifestantes exigia a entrada da ajuda.

Maduro provocou um colapso econômico que cria dificuldades para milhões se alimentarem e desencadeou uma crise imigratória inédita na região.

Estimados três milhões de venezuelanos deixaram o país da Opep rico em petróleo desde 2015, cerca de 800 mil dos quais foram para a Colômbia.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comboio humanitario para a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.