Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comitê do Senado dos EUA aprova por unanimidade indicação de Yellen como secretária do Tesouro

Placeholder - loading - Janet Yellen, indicada para comandar o Tesouro dos EUA do governo Joe Biden 04/01/2019 REUTERS/Christopher Aluka Berry
Janet Yellen, indicada para comandar o Tesouro dos EUA do governo Joe Biden 04/01/2019 REUTERS/Christopher Aluka Berry

Publicada em  

Atualizada em  

Por David Lawder e Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira, por unanimidade, para aprovar Janet Yellen como a primeira mulher no comando do Departamento do Tesouro, indicando que ela conquistará o apoio do plenário do Senado, embora os republicanos tenham pedido que ela trabalhe com eles no desenvolvimento de políticas econômicas.

A indicação de Yellen, que atuou como chair do Federal Reserve de 2014 a 2018, foi aprovada em uma votação com o placar de 26 a zero no comitê, dividido igualmente entre democratas e republicanos. As preocupações expressadas por republicanos sobre os planos ambiciosos do presidente Joe Biden para um pacote de alívio ao coronavírus, investimento em infraestrutura e aumentos de impostos não foram suficientes para irem contra a ex-chair do Fed.

'Não há dúvidas de que ela é qualificada para esse papel', disse o senador republicano James Lankford, conservador em relação a questões fiscais e destacando que tem desacordos com Yellen.

Biden propôs um plano de alívio ao coronavírus de 1,9 trilhão de dólares e prometeu investir 2 trilhões em infraestrutura, projetos de energia verde, educação e pesquisa para aumentar a competitividade norte-americana.

Os republicanos estão demonstrando preocupações com o valor e aumento da dívida em um retorno ao conservadorismo fiscal, depois de alta dos déficits com os cortes tributários de 2017 e gastos de quase 5 trilhões de dólares no ano passado sob o ex-presidente republicano Donald Trump.

Assessores do Senado disseram que a votação pelo comitê pode abrir caminho para uma votação de confirmação do plenário do Senado ainda nesta sexta-feira.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comite do senado dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.