Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confiança da indústria do Brasil cai em fevereiro e vai ao menor nível em 5 meses, diz FGV

Placeholder - loading - Funcionário carrega canos de cobre em fábrica Sociedade Paulista de Tubos Flexiveis (SPTF), em São Paulo 20/03/2012 REUTERS/Nacho Doce
Funcionário carrega canos de cobre em fábrica Sociedade Paulista de Tubos Flexiveis (SPTF), em São Paulo 20/03/2012 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria no Brasil recuou pela segunda vez seguida em fevereiro diante de uma insatisfação geral e chegou ao menor nível em cinco meses, de acordo com os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 3,4 pontos e foi a 107,9 pontos em fevereiro, nível mais baixo desde os 106,7 pontos vistos em setembro de 2020.

'A confiança da indústria caiu pelo segundo mês consecutivo influenciada por uma diminuição da satisfação dos empresários com relação ao momento atual e da redução do otimismo em relação aos próximos meses', disse em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens da FGV Ibre.

O Índice de Situação Atual (ISA), que acompanha o sentimento dos empresários sobre o momento presente da indústria, perdeu 1,4 ponto e foi a 114,9 pontos, menor nível desde outubro.

O Índice de Expectativas (IE), indicador das perspectivas para os próximos meses, recuou 5,4 pontos, para 100,9 pontos, patamar mais baixo desde agosto.

'A piora do IE decorre de menores projeções na demanda interna e externa, gerando perspectivas menos otimistas em relação a produção prevista', explicou Bittencourt.

'Apesar da queda ter sido mais influenciada pelas expectativas, chama atenção a piora da situação dos negócios das empresas produtoras de bens de consumo não duráveis. Tal insatisfação pode ter sido influenciada pelo período de interrupção dos benefícios emergenciais, afetando a demanda nesse início do ano junto com preços mais elevados das matérias primas', completou.

A produção da indústria brasileira registrou em dezembro o oitavo aumento seguido, mas ainda assim encerrou 2020 com a maior queda em quatro anos, de 4,5%, diante das consequências da pandemia de coronavírus.

(Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira em todo o Brasil. Os candidatos podem distribuir materiais gráficos, promover comícios e fazer propaganda na internet, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno de votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomará posse na noite de hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Sucessor do ministro Edson Fachin, Moraes terá um mandato de dois anos. Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski, assumirá como vice.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataques hackers a sistemas do governo federal. Eles teriam atuado na derrubada do ConecteSUS, plataforma de emissão do Certificado Nacional de Vacinação, no fim do ano passado. Segundo a PF, os envolvidos integram uma organização transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza contra entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do processo seletivo para o segundo semestre do Fies. A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Único de Acesso. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações das inscrições entre amanhã e sexta-feira.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. confianca da industria do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.