Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Confiança da indústria do Brasil sobe em junho com redução do pessimismo, diz FGV

Confiança da indústria do Brasil sobe em junho com redução do pessimismo, diz FGV

Reuters

28/06/2023

Placeholder - loading - Trabalhadora manuseia produtos cosméticos no centro de distribuição em São Paulo 19/12/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Trabalhadora manuseia produtos cosméticos no centro de distribuição em São Paulo 19/12/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Atualizada em  28/06/2023

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria do Brasil teve recuperação parcial em junho, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), com redução no pessimismo dos empresários, mesmo diante da manutenção de um ambiente desafiador.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV IBRE subiu 1,1 ponto neste mês, para 94,0 pontos, depois de em maio ter perdido 1,6 ponto.

'O resultado de junho da sondagem mostra redução do pessimismo por parte dos empresários', disse em nota Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE.

'A melhora nos índices foi influenciada não apenas pela ligeira melhora da situação atual, mas também pelas perspectivas menos negativas em relação aos próximos meses.'

Em junho, o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a percepção sobre o momento presente do setor industrial, avançou 0,6 ponto, a 92,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento em relação aos próximos meses, ganhou 1,6 ponto, para 95,6 pontos.

No entanto, 'o atual cenário desafiador para a indústria, com taxa de juros elevada e aumento do endividamento, ainda cria um ambiente de incerteza nos empresários em relação a um segundo semestre difícil, porém com alguma melhora na demanda', disse Pacini.

A taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, nível elevado que tende a esfriar a atividade econômica, mas o Banco Central sugeriu na ata de sua última reunião de política monetária que pode iniciar um ciclo de afrouxamento já em agosto.

(Por Luana Maria Benedito)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...