Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Congresso do Peru elege parlamentar de centro como presidente do país para reduzir tensão

Placeholder - loading - Exterior do Congresso do Peru, em Lima 15/11/2020 REUTERS/Angela Ponce
Exterior do Congresso do Peru, em Lima 15/11/2020 REUTERS/Angela Ponce

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - O Congresso do Peru elegeu nesta segunda-feira o parlamentar Francisco Sagasti como presidente interino do país, em uma tentativa de neutralizar uma aguda crise política após a saída de dois presidentes na semana passada.

Sagasti, do centrista Partido Morado, conquistou votos suficientes para liderar a diretoria do Congresso unicameral do Peru, o que significa que também assumirá constitucionalmente a Presidência do país antes das eleições nacionais de abril.

O líder interino do Peru, Manuel Merino, renunciou no domingo, depois que a deposição de seu antecessor, o centrista Martín Vizcarra, na semana passada, gerou protestos e levou o país a uma crise constitucional.

A crise recente começou quando Vizcarra, um político popular independente que se chocava há tempos com o Congresso devido à sua postura anticorrupção, foi retirado do cargo pelo Congresso na semana passada devido a alegações de corrupção -- que ele nega.

Foi o segundo processo de impeachment enfrentado por Vizcarra em dois meses, após ele sobreviver ao primeiro em setembro.

Merino, que como presidente do Congresso comandou as duas iniciativas de impeachment, sucedeu Vizcarra, mas também renunciou depois que duas pessoas morreram em protestos contra seu governo recém-formado e parlamentares ameaçaram afastá-lo a menos que ele deixasse o posto.

O principal tribunal do Peru também começou a debater nesta segunda-feira se o impeachment e o afastamento de Vizcarra foram constitucionais, o que pode abrir as portas para uma volta dramática.

O turbilhão político aumenta a incerteza enfrentada pelo segundo maior produtor de cobre do mundo, já abalado pela Covid-19 e rumando para sua pior retração econômica em um século.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. congresso do peru elege …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.