Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conselho Municipal de Mineápolis promete abolir polícia em reação a morte de Floyd

Placeholder - loading - Protesto contra de desigualdade racial 08/06/2020 REUTERS/Lindsey Wasson
Protesto contra de desigualdade racial 08/06/2020 REUTERS/Lindsey Wasson

Publicada em  

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - Os membros do Conselho Municipal da cidade norte-americana de Mineápolis prometeram abolir a força policial depois que um dos agentes da corporação se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd, à medida que os maiores protestos pró-direitos civis em mais de 50 anos exigem uma transformação no sistema de justiça criminal do país.

Manifestações varreram um país que emerge lentamente do isolamento do coronavírus nas duas semanas passadas desde que Floyd, um negro desarmado de 46 anos, morreu. Ele murmurou as palavras 'não consigo respirar' várias vezes sob o joelho de um policial branco.

Embora tenha havido episódios de violência nos primeiros dias, ultimamente os protestos foram majoritariamente pacíficos. Os atos aprofundaram a crise política enfrentada pelo presidente Donald Trump, que ameaçou enviar tropas às ruas diversas vezes.

Grandes multidões se reuniram nos Estados Unidos e na Europa para protestas. A atmosfera animada foi ofuscada na noite de domingo, quando um homem lançou um carro sobre uma passeata em Seattle e depois feriu a tiros um manifestante que o confrontou.

'Tenho policiais na minha família, acredito na presença policial', disse Nikky Williams, veterana negra da Força Aérea que marchou em Washington no domingo. 'Mas realmente acho que tem que haver uma reforma'.

A perspectiva de Mineápolis abolir sua força policial teria parecido impensável meras duas semanas atrás. Nove dos 13 membros do conselho municipal prometeram no domingo substituir o departamento de polícia por um modelo de segurança liderado pela comunidade, embora tenham dado poucos detalhes.

'Uma maioria do Conselho Municipal à prova de veto acabou de concordar publicamente que o Departamento de Polícia de Mineápolis não é reformável e que acabaremos com o sistema de policiamento atual', disse Alondra Cano, integrante do conselho, no Twitter.

Em Nova York, o prefeito, Bill de Blasio, disse aos repórteres que transferirá alguns fundos do vasto orçamento da polícia para serviços sociais e juvenis. Ele disse que a aplicação da lei relativa a vendedores ambulantes não ficará mais a cargo da polícia, acusada de usar os regulamentos para assediar minorias.

Toques de recolher foram suspensos em Nova York e em outras cidades grandes, como Filadélfia e Chicago.

Perto da meia-noite, o presidente Trump usou o Twitter para atacar o chefe da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), o esporte mais popular da nação, que, assinalando uma mudança cultural, fez coro com jogadores revoltados e adotou seu slogan 'Vidas Negras Importam'.

(Por Sharon Bernstein, em Sacramento, Califórnia; Andrea Shalal e Daphne Psaledakis, em Washington; Jonathan Allen e Sinead Carew, em Nova York; Brad Brooks, em Austin, Texas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conselho municipal de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.