alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Conselhos para evitar problemas com a digestão

    Especialista espanhol diz que o segredo é modificar certos hábitos

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De acordo com uma publicação do periódico digital colombiano ''El Tiempo’’, mudanças de atitudes, muitas vezes, simples, podem fazer as pessoas se sentirem melhores após as refeições. 

    Aliás, quando o intuito é melhorar o processo digestivo, o ideal é ingerir determinados produtos, como gengibre, iogurte, maçã, abacaxi. Além de se alimentar em um cenário adequado, sem estresse. Ter esses costumes é crucial. Também, é importante mastigar de forma certa.

    Gonzalo Guerra Flecha, especialista em digestão e fundador do Centro Médico-Cirúrgico de Enfermidades Digestivas em Madri, na Espanha, forneceu 4 recomendações para prevenir os incômodos derivados de uma digestão ruim, como o inchaço abdominal.

     

    1- Reduza a velocidade e a quantidade que come

     

     Para Gonzalo, o ser humano deve se ater a certos detalhes na hora de uma refeição: a medida que aumenta a velocidade em que come, por exemplo, o estômago multiplica o tempo que demora para fazer a digestão. Então, comer devagar é uma das premissas básicas, nesse caso. Além disso o indicado é consumir uma quantidade menor de comida. ''A sensação de saciedade deve demorar uns 20 minutos para aparecer’’, coloca.

    O recomendado pelo médico é que os pratos devem ser ocupados em uma das metades por verduras e hortaliças, preferencialmente, cozidas, na outra metade deve haver- em quantidades iguais- proteína de boa qualidade, como peixe ou carnes magras, e um carboidrato completo, o melhor, segundo ele, é que o escolhido, seja arroz ou batata. ''De modo geral, o ideal é se alimentar, usando um prato pequeno. Esse tamanho ajuda o ser humano a comer menos, e até mesmo, com mais qualidade’’, afirma.

    2- Se afaste da gordura

    Os produtos gordurosos são danosos na hora de fazer a digestão. Então, deve-se diminuir a ingestão desse tipo de item, e substituí-lo por outras coisas. O conselho do doutor Gonzalo é priorizar as carnes magras, como frango e coelho. Uma saborosa alternativa é combinar esse conteúdo com guarnições feitas ao vapor.

     

    3- Coma coisas saudáveis, e as frutas nas horas certas

    Apesar de muita gente ter o costume de comer a sobremesa após as comidas, de acordo com a expertise de Gonzalo, o melhor é consumir as frutas no meio da manhã e no meio da tarde.

    A ingestão de frutos, e outros nutrientes, com um alto conteúdo de fibra dietética, como legumes e cereais são imprescindíveis, pois auxiliam a regular os movimentos intestinais.

    4-Faça exercícios regularmente

    A prática diária de exercícios físicos é muito benéfica à saúde física e mental. Ela pode, por exemplo, combater o estresse, diminuir o colesterol e auxiliar a estimular os intestinos, e sem dúvida, colabora para que as pessoas tenham uma boa digestão. 

    Uma recomendação de Gonzalo, por exemplo, é caminhar por 20 minutos, após as refeições de forma tranquila, isso influencia positivamente no metabolismo, na queima de gorduras e melhora o trânsito intestinal.

    5-Beba muita água

    De acordo com o conhecimento do renomado médico, deve-se ingerir, por dia, cerca de dois ou três litros do líquido, além de outras melhorias, o costume ajuda a ter uma digestão de qualidade.

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. conselhos para evitar …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.