Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Contas de luz seguirão com bandeira tarifária amarela em janeiro

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia em Brasília  29/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Linhas de transmissão de energia em Brasília 29/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - As contas de luz do Brasil terão bandeira tarifária amarela em janeiro de 2020, com cobrança adicional de 1,343 real para cada 100 quilowatts-hora consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira.

A bandeira para o próximo mês é a mesma aplicada em dezembro.

De acordo com a Aneel, a manutenção se dá em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico nessas regiões.

Na quinta-feira, a Reuters noticiou que as hidrelétricas do Sudeste, que concentram os maiores reservatórios do país, estão atualmente com o menor nível de armazenamento desde 2014 --mesmo em um período tradicionalmente de boas precipitações.

Segundo a Aneel, a previsão hidrológica para janeiro mostra elevação gradativa dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica, o que afeta a capacidade de produção das usinas hidrelétricas e demanda o acionamento de parte do parque termelétrico, de maior custo de geração.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia indicado previsão de menor índice de chuvas em importantes regiões, como Sudeste (75% da média histórica) e Nordeste (29% da média), em janeiro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. contas de luz seguirao com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.