Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Cook afirma que é hora de o Fed “esperar para ver” em relação aos juros

Cook afirma que é hora de o Fed “esperar para ver” em relação aos juros

Reuters

05/02/2026

Placeholder - loading - Diretora do Federal Reserve, Lisa Cook 21/01/2026. REUTERS/Nathan Howard
Diretora do Federal Reserve, Lisa Cook 21/01/2026. REUTERS/Nathan Howard

Por Ann Saphir

4 Fev (Reuters) - A diretora do ⁠Federal Reserve, Lisa Cook, sinalizou na quarta-feira que não defenderá outro corte na taxa de juros até ver mais provas de que as pressões sobre os preços estão diminuindo, dizendo que está mais preocupada com a estagnação do progresso na inflação do que com o enfraquecimento do mercado de trabalho.

“Neste momento, vejo os riscos inclinados para uma inflação mais alta”, disse Cook ao Clube Econômico de Miami, uma semana depois de ​se juntar à maioria de seus ⁠pares do ⁠banco central dos Estados Unidos em uma votação de 10 a 2 para manter a taxa básica de juros, após cortes nas três reuniões anteriores.

“Implementamos muitas medidas de flexibilização no final do ano passado e acho que, dada a situação do ‌mercado de trabalho e da inflação, este é o momento ​certo para recuar e esperar para ver ‌o que acontece”, ​disse ela. ​A política monetária está atualmente levemente restritiva, disse ela.

A meta do Fed para os custos dos empréstimos de curto prazo é atualmente de 3,50% ​a 3,75% e, após a decisão da semana passada, o chair, Jerome Powell, disse que o banco central está “bem posicionado” para avaliar quando ou se será necessário outro corte nos juros.

Os mercados financeiros estão atualmente precificando mais dois cortes, ambos após o término do mandato de Powell em maio.

O presidente Donald Trump, que pressiona o Fed a reduzir as taxas de juros mais cedo e mais rapidamente, nomeou na semana passada o ex-diretor do Fed Kevin Warsh para suceder Powell, em parte porque Warsh apoia os cortes que Trump deseja.

Trump tentou destituir ⁠Cook no ano passado por supostas declarações falsas em seus pedidos de ‌hipoteca. Ela abriu um processo ⁠contra essa tentativa, em um caso atualmente em tramitação na Suprema Corte.

Cook disse que recebeu uma “enxurrada” de apoio de amigos, pares e ‍ex-colegas nas últimas semanas e afirmou que não comentaria o caso, que é amplamente visto como ​um ‌referendo sobre o poder do presidente de exercer controle sobre o Fed.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.