Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coronavírus reaparece em pacientes que receberam alta e provoca questões sobre contenção

Placeholder - loading - Paciente tratado em hospital de Wuhan  16/02/2020 China Daily via REUTERS
Paciente tratado em hospital de Wuhan 16/02/2020 China Daily via REUTERS

Publicada em  

Por David Stanway e Kate Kelland

XANGAI/LONDRES (Reuters) - Um número crescente de pacientes com coronavírus na China e em outros lugares está apresentando resultados positivos após a recuperação, às vezes semanas depois de receberem alta do hospital, o que poderia dificultar a erradicação da epidemia.

Na quarta-feira, o governo da província japonesa de Osaka disse que uma mulher que trabalha como guia de ônibus de turismo havia testado positivo para o coronavírus pela segunda vez. O fato ocorreu após relatos na China de que pacientes que receberam alta em todo o país estavam testando positivo após deixarem o hospital.

Um representante da Comissão Nacional de Saúde da China afirmou nesta sexta-feira que esses pacientes não foram considerados infecciosos.

Especialistas dizem que há várias maneiras pelas quais os pacientes que recebem alta podem adoecer novamente com o vírus. Os pacientes convalescentes podem não acumular anticorpos suficientes para desenvolver imunidade ao SARS-CoV-2 e estão sendo infectados novamente. O vírus também pode ser 'bifásico', o que significa que permanece adormecido antes de provocar novos sintomas.

Mas alguns dos primeiros casos de 'reinfecção' na China foram atribuídos a discrepâncias nos exames.

Em 21 de fevereiro, um paciente que recebeu alta na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, foi readmitido 10 dias após a alta quando um teste de acompanhamento deu positivo.

Lei Xuezhong, vice-diretor do centro de doenças infecciosas do West China Hospital, disse ao jornal People's Daily que os hospitais estavam realizando exames com amostras de nariz e garganta ao decidir se os pacientes deveriam receber alta, mas novos testes estavam apontando o vírus no trato respiratório inferior.

Paul Hunter, professor de medicina da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, que acompanha de perto o surto, disse à Reuters que, embora a paciente em Osaka possa ter tido uma recaída, também é possível que o vírus ainda estivesse sendo liberado desde a infecção inicial e ela não foi testada corretamente antes de receber alta.

A mulher teve um resultado positivo no final de janeiro e recebeu alta do hospital em 1º de fevereiro, levando alguns especialistas a especularem que era bifásico, como o antraz.

Um estudo do Journal of American Medical Association de quatro profissionais da área médica infectados tratados em Wuhan, o epicentro da epidemia, informou que é provável que alguns pacientes recuperados continuem sendo portadores mesmo após cumprir os critérios de alta.

Na China, por exemplo, os pacientes precisam ter resultados negativos, não apresentar sintomas e não apresentar anormalidades nos raios X antes de receberem alta.

Allen Cheng, professor de doenças infecciosas na Universidade Monash, em Melbourne, disse que não está claro se os pacientes foram reinfetados ou se permaneceram 'persistentemente positivos' após o desaparecimento dos sintomas. Mas ele afirmou que os detalhes do caso no Japão sugerem que a paciente foi reinfetada.

Song Tie, vice-diretor do centro de controle de doenças da província de Guangdong, no sul da China, disse na quarta-feira que 14% dos pacientes que receberam alta na província tiveram teste positivo novamente e voltaram aos hospitais para observação.

Segundo ele, um bom sinal é que nenhum desses pacientes parece ter infectado mais alguém.

(Reportagem de David Stanway em Xangai, Kate Kelland em Londres e Rocky Swift em Tóquio; reportagem adicional de Gabriel Crossley em Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coronavirus reaparece em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.