Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Correr pode ser o segredo para uma vida mais longa, segundo pesquisa

E a boa notícia é que qualquer quantidade de corrida já traz benefícios.

Placeholder - loading - Tênis de corrida e alimentos saudáveis (Foto: Pixabay)
Tênis de corrida e alimentos saudáveis (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Nos Estados Unidos, um dos principais motivos para que os americanos não se exercitem o suficiente é a falta de tempo. Pode ser difícil apertar os 75 minutos de exercício aeróbico vigoroso por semana que as diretrizes federais recomendam. Apenas metade dos americanos, de acordo com os números mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, divulgados na revista TIME, consegue seguir essa recomendação. Mas novas pesquisas sugerem que as pessoas podem obter benefícios que prolongam a vida praticando a corrida por menos tempo.

Em uma nova análise de 14 estudos, os pesquisadores rastrearam mortes entre mais de 232 mil pessoas dos EUA, Dinamarca e Reino Unido e China por pelo menos cinco anos, e compararam as descobertas com os relatos das pessoas sobre quanto ativas eram. As pessoas que disseram que correram qualquer quantia tiveram menos probabilidade de morrer durante o acompanhamento do que aquelas que não correram.

Os corredores tinham 27% menos probabilidade de morrer por qualquer motivo, em comparação com os não corredores, e tinham um risco 30% e 23% menor de morrer de doenças cardiovasculares e câncer, respectivamente. Isso era verdade mesmo para aqueles que não registravam muito tempo do exercício.

"Independentemente de quanto você corre, pode esperar tais benefícios", diz Zeljko Pedisic, professor associado do Instituto de Saúde e Esporte da Victoria University, na Austrália, e um dos autores da nova análise.

A análise é a mais recente para ilustrar os benefícios da corrida no corpo humano. "É o que evoluímos para fazer", diz Daniel Lieberman, professor de biologia evolutiva humana na Universidade de Harvard (que não estava envolvido na nova pesquisa). As pessoas não podem mais perseguir a presa para a próxima refeição, mas a corrida ainda está nos ajudando a sobreviver: como exercício de lazer, ele nos mantém saudáveis. "Uma das melhores maneiras de evitar ter que consultar um médico", diz Lieberman, "é permanecer fisicamente ativo".

As demandas físicas da corrida "afetam praticamente todos os sistemas do corpo" de uma maneira benéfica, diz Lieberman. A atividade obriga o sistema cardiovascular a se adaptar, "gerando mais capacidade", diz ele. “Você cultiva mais capilares e pequenas artérias, o que ajuda a baixar a pressão arterial”. A corrida é boa para se proteger contra o câncer, em parte porque consome açúcar no sangue.

E protege você de outras maneiras não necessariamente medidas nas pesquisas mais recentes: diminuindo a inflamação, por exemplo, que está na raiz de muitas doenças e estimulando a produção de uma proteína que melhora a saúde do cérebro, diz Lieberman. "A atividade física vigorosa demonstrou ser de longe a melhor maneira de prevenir a doença de Alzheimer", observa ele.

A boa notícia é que, segundo os pesquisadores, não há um tempo mínimo de corrida para ser possível perceber seus benefícios.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. correr pode ser o segredo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.