Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cortes da Opep+ elevam risco de déficit de oferta e ameaçam recuperação econômica, diz IEA

Placeholder - loading - Logo da Opep na Argélia. REUTERS/Ramzi Boudina
Logo da Opep na Argélia. REUTERS/Ramzi Boudina

Publicada em  

Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) - Os cortes de produção anunciados pelos produtores da Opep+ correm o risco de acentuar um déficit de oferta de petróleo esperado no segundo semestre do ano e podem prejudicar os consumidores e a recuperação econômica global, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira.

A Opep+ e a IEA vêm disputando nos últimos meses em relação às suas perspectivas para o fornecimento e a demanda global de petróleo.

Os países consumidores representados pela IEA argumentam que o aperto na oferta eleva os preços e pode ameaçar uma recessão, enquanto a Opep+ culpa a política monetária ocidental pela volatilidade do mercado e pela inflação que reduz o valor do petróleo.

'Os balanços do mercado de petróleo já caminhavam para um aperto no segundo semestre de 2023, com o potencial de surgimento de um déficit substancial de oferta', disse a IEA em seu relatório mensal de petróleo.

'Os últimos cortes correm o risco de agravar essas tensões, elevando os preços do petróleo e dos produtos. Os consumidores atualmente sob o cerco da inflação sofrerão ainda mais com os preços mais altos.'

A Opep+ classificou sua decisão de corte surpresa como uma 'medida de precaução' e, em um relatório mensal do petróleo publicado na quinta-feira, a Opep citou riscos baixistas para a demanda de petróleo no verão devido aos altos níveis de estoque e desafios econômicos.

A IEA disse que espera que a oferta global de petróleo caia em 400.000 barris por dia (bpd) até o final do ano, citando um aumento esperado de produção de 1 milhão de bpd fora da Opep+ a partir de março, contra um declínio de 1,4 milhão de bpd do bloco de produtores.

O aumento dos estoques globais de petróleo pode ter influenciado a decisão da Opep+, acrescentou a IEA, observando que os estoques da indústria da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em janeiro atingiram seu nível mais alto desde julho de 2021, em 2,83 bilhões de barris.

O cenário da demanda será distorcido pelo crescimento medíocre nos países da OCDE e pela recuperação da demanda liderada pela China após o relaxamento de suas restrições à Covid-19, disse a AIE.

Enquanto isso, as exportações de petróleo da Rússia em março atingiram seus níveis mais altos desde abril de 2020 devido aos fluxos robustos de derivados de petróleo, disse a AIE, apesar de uma proibição de importações marítimas da União Europeia e uma política de sanções de limite de preço liderada pelos Estados Unidos.

A receita da Rússia em março aumentou 1 bilhão de dólares mês a mês, para 12,7 bilhões de dólares, mas ainda foi 43% menor do que no ano anterior, em parte devido aos preços limitados de suas exportações marítimas de petróleo.

(Por Noah Browning)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cortes da opep elevam risco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.