Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cortes da Opep+ vão criar grande aperto no mercado de petróleo no 4º trimestre, diz IEA

Placeholder - loading - Campo de petróleo no Texas 22/08/2018 REUTERS/Nick Oxford
Campo de petróleo no Texas 22/08/2018 REUTERS/Nick Oxford

Publicada em  

Por Natalie Grover e Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - Os cortes na produção de petróleo que a Arábia Saudita e a Rússia estenderam até o final de 2023 significarão um déficit substancial no mercado até o quarto trimestre, disse nesta quarta-feira a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), que praticamente manteve suas estimativas de crescimento da demanda neste ano e no próximo.

A Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, começaram a limitar os suprimentos em 2022 para reforçar o mercado. Este mês, o petróleo Brent de referência ultrapassou 90 dólares por barril pela primeira vez este ano, depois que os líderes da Opep+, Arábia Saudita e Rússia, estenderam seus cortes combinados de 1,3 milhão de barris por dia (bpd) até o final de 2023.

As reduções de produção dos membros da Opep+ de mais de 2,5 milhões de bpd desde o início de 2023 foram até agora compensadas pelo aumento da oferta de produtores fora da aliança, incluindo os Estados Unidos, o Brasil e o Irã, ainda sob sanções, disse a agência.

'Mas, a partir de setembro, a perda de produção da Opep+... levará a um déficit significativo de oferta até o quarto trimestre', disse a agência em seu relatório mensal sobre petróleo.

No entanto, a falta de cortes no início do próximo ano mudaria o equilíbrio para um excedente, disse a agência, destacando que os estoques estarão em níveis desconfortavelmente baixos, aumentando o risco de outro aumento na volatilidade em um ambiente econômico frágil.

PREVISÃO 'CAÓTICA'

Preocupações econômicas mais amplas, lideradas pela lenta recuperação pós-pandemia da China, foram ampliadas pelos temores de que as taxas de juros permanecerão altas nos Estados Unidos.

Ainda assim, a demanda por petróleo no maior importador de petróleo do mundo 'até agora permaneceu notavelmente inalterada por sua desaceleração econômica', disse a IEA.

'A China é o principal fator de risco', acrescentou. 'Qualquer enfraquecimento abrupto da atividade industrial e da demanda por petróleo da China provavelmente se espalhará pelo mundo todo, criando um clima mais desafiador para os mercados emergentes da Ásia, África e América Latina.'

A IEA estima que a demanda global de 2023 crescerá 2,2 milhões de bpd, enquanto a Opep espera um crescimento de 2,44 milhões de bpd.

Para 2024, o contraste é grande. A IEA espera que o crescimento diminua drasticamente para 1 milhão de bpd, enquanto a Opep tem uma estimativa muito mais otimista de 2,25 milhões de bpd.

(Reportagem de Natalie Grover e Alex Lawler em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cortes da opep vao criar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.