Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CPI da Braskem aprova convocação de CEO da companhia e autoridades

Placeholder - loading - Morador de Maceió, em sua casa, ao lado de uma fissura relacionada à exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem 28/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Morador de Maceió, em sua casa, ao lado de uma fissura relacionada à exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem 28/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) -Integrantes da CPI da Braskem aprovaram nesta quarta-feira a convocação de nove pessoas para prestarem depoimento à comissão, entre elas o diretor-presidente da petroquímica, Roberto Bischoff, e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa.

Na véspera, a Comissão Parlamentar de Inquérito já havia aprovado o plano de trabalho do relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), prevendo eixos de atuação até o dia 22 de maio, prazo limite para o funcionamento da comissão se ela não for prorrogada. Os senadores também votaram a favor de uma série de requerimentos de informações na terça.

A companhia virou alvo de uma CPI após novo episódio de afundamento de solo em bairro de Maceió, devido ao colapso de uma mina de exploração de sal-gema.

A exploração do sal-gema em Maceió foi realizada entre 1976 e 2019 e interrompida após bairros da cidade passarem a registrar rachaduras em ruas e em edifícios, diante da movimentação de enormes cavidades criadas como consequência da mineração. A Braskem comandava as atividades de exploração desde 2002, ano de sua fundação.

Os depoimentos começam na manhã da próxima terça-feira, quando serão ouvidos os professores da Universidade Federal de Alagoas João Abel Galindo Marques e Natallya de Almeida Levino e o doutor e ativista em ecologia José Geraldo Marques.

'É uma convocação, são pessoas que vão dar início a esse trabalho da CPI para a gente se inteirar tecnicamente do que está acontecendo lá no Município de Maceió', disse o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

De acordo com Carvalho, eles deverão apresentar estudos sobre as consequências da extração do sal-gema pela Braskem na cidade de Maceió.

Na sequência, prestam depoimento na quarta-feira Mauro Henrique Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Thales Sampaio, coordenador dos estudos da antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM, atual Serviço Geológico do Brasil), que responsabilizou a Braskem pelo desastre.

Entre outros, também foi convocado Marcelo Arantes, diretor de Comunicação da Braskem.

Aziz sugeriu que fosse retirado um requerimento de convocação a Marcelo Pessoa de Aquino França Filho, delegado responsável pela operação 'Lágrimas de Sal', posição que teve o apoio do colegiado.

'Esse inquérito ainda se encontra sob sigilo e o delegado não tem como falar sobre esse assunto ainda na CPI. Posteriormente, nós iremos ter acesso a isso de uma forma mais sigilosa e poderemos conversar com ele', argumentou o presidente da CPI.

(Por Paula Arend Laier, em São Paulo, e Maria Carolina Marcello, em BrasíliaEdição de Alexandre Caverni)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cpi da braskem aprova …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.