Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crescimento da atividade econômica colocará pressão sobre risco hidrológico, reconhece Guedes

Placeholder - loading - Ministro da Economia, Paulo Guedes. 16/03/2020. REUTERS/Adriano Machado.
Ministro da Economia, Paulo Guedes. 16/03/2020. REUTERS/Adriano Machado.

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira, após o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, que o crescimento da atividade econômica naturalmente colocará pressão sobre o risco hidrológico que o país vivencia.

'Isso é uma dimensão de (Ministério de) Minas e Energia, eles estão atentos a isso, estão tomando as providências que acham cabíveis. Agora, nós vamos crescer, e isso, naturalmente, vai botar alguma pressão', afirmou Guedes quando questionado sobre uma eventual crise hídrica no país.

De acordo com ele, a atual conjuntura mostra que o país precisa privatizar a Eletrobras.

'O setor elétrico brasileiro está em um imbróglio que foi criado em governos passados. E agora temos também o problema do regime de chuvas, não controlamos isso, é uma variável completamente inesperada.'

Autoridades do governo reuniram-se, na tarde desta terça-feira, para discutir uma eventual crise hídrica que tem pressionado o sistema de geração de energia do país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um 'gabinete de situação' para monitorar as condições de suprimento.

Na semana passada, o governo emitiu alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados, que se seguiu ainda ao registro das piores chuvas em 91 anos entre setembro e maio, informou o Ministério da Agricultura.

ATIVIDADE ECONÔMICA

Na manhã desta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre frente aos três meses imediatamente anteriores e retomou o patamar pré-pandemia, embora o ritmo de alta tenha perdido força.

'Eu não gosto de parecer otimista, sou sempre muito realista, e quando digo que Brasil está surpreendendo, é porque o grande desafio de transformar uma recuperação cíclica, baseada em consumo, em uma retomada do crescimento sustentável baseada em investimentos, o Brasil parece que vai enfrentar esse desafio, e vai vencer esse desafio', disse Guedes.

Em sua fala, elencou a vacinação em massa, a manutenção da agenda estrutural de reformas do governo e a trajetória da dívida pública como proporção do PIB como fatores que justificam o êxito da atividade econômica no primeiro trimestre deste ano.

(Por Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. crescimento da atividade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.