Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Criminalização do aborto é perversidade com mulheres pobres, diz Barroso

Placeholder - loading - Presidente do STF, Luís Roberto Barroso 28/09/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente do STF, Luís Roberto Barroso 28/09/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira que é pessoalmente contra o aborto, mas disse que não se pode buscar prender uma mulher que passa pelo procedimento.

“O aborto não é uma coisa boa, deve ser evitado. O Estado tem que dar educação sexual, contraceptivos para amparar a mulher. Mas... evitar o aborto, evitar que isso aconteça, não significa que se queira prender a mulher que passa por esse infortúnio“, disse Barroso durante aula magna lotada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), nesta sexta-feira, o Dia Internacional da Mulher.

Antes de se aposentar do STF em outubro do ano passado, a ministra Rosa Weber votou pela descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação, mas o julgamento da matéria foi suspenso por pedido de destaque de Barroso.

Agora, na condição de presidente da corte, Barroso afirmou que ainda não pautou novamente a discussão por entender que a sociedade brasileira não está nem pronta nem madura para debater um tema tão delicado.

“A sociedade não entende do que se trata. Não se trata de defender, trata-se de enfrentar esse problema de forma mais inteligente, por que prender a mulher não serve pra nada“, afirmou.

'Ainda não levei o caso a julgamento porque o debate na sociedade não está amadurecido. A sociedade não distingue ainda duas coisas diferentes: ser contra o aborto todos somos, ninguém acha uma coisa boa, mas o papel do Estado é evitar que ele aconteça dando educação sexual, dando contraceptivos e amparando a mulher. Dito isso, a política de prender uma mulher que tenha um infortúnio, que é o resultado da criminalização, é uma má política pública“, acrescentou, ao frisar que países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França e Canadá não criminalizam o aborto.

Para o presidente do STF, a criminalização do aborto afeta especialmente as mulheres mais carentes. “A criminalização impede que as mulheres pobres possam se socorrer do serviço público de saúde para um procedimento. É uma perversidade e injustiça com mulheres pobres“, afirmou, ao lembrar que as mulheres de melhor condição social podem recorrer a clínicas particulares ilegais para interromper a gestação.

Barroso defendeu que seja feita uma campanha de esclarecimento sobre o tema junto à população.

“Em vez de pautar o julgamento procuro levar à sociedade o debate para que as pessoas sejam capazes de distinguir que ser contra o aborto é diferente de querer jogar uma mulher na cadeia. Eu já tive que dar um habeas corpus para um caso de prisão... tenho maior respeito pelo sentimento religioso das pessoas e acho perfeitamente legítimo que alguém pregue contra (o aborto) e não queira fazer, mas criminalizar o outro é uma forma intolerante e autoritária“, disse.

A discussão sobre a descriminalização do aborto no STF foi provocada por ação do PSOL, e chegou a ser objeto de audiência pública em 2018 convocada pela ministra Rosa Weber. O objetivo era debater o tema com especialistas e representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. criminalizacao do aborto e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.