Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cuba conta com russos para impulsionar abatido setor turístico em 2024

Placeholder - loading - Banhistas em praia em Havana 09/08/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini
Banhistas em praia em Havana 09/08/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini

Publicada em  

HAVANA (Reuters) - O governo cubano está contando com cidadãos russos cansados com as temperaturas geladas do país para impulsionar o abatido turismo na ilha caribenha em 2024, disse o embaixador cubano em Moscou, após o número de turistas ter ficado abaixo das metas do governo no ano passado.

Cerca de 185 mil turistas russos viajaram para Havana e as deslumbrantes praias de areia branca de Cuba em 2023 e “esperamos que o número suba para 250 mil pessoas neste ano”, afirmou o embaixador cubano, Julio Antonio Garmendía, à agência de notícias russa Interfax.

Isso representaria um aumento de 35% no número de turistas russos em 2024, um impulso muito necessário para uma indústria fundamental para o país e que tem tido dificuldade de se recuperar da pandemia de Covid-19. O endurecimento das sanções dos Estados Unidos no governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump também dificultou a ida de cidadãos norte-americanos para a ilha.

A Rússia, aliada política antiga de Cuba, lançou o seu cartão de crédito MIR para uso na ilha, facilitando as transações para cidadãos que desejam visitar as cidades e resorts cubanos.

Governada por comunistas, Cuba está assolada por uma crise econômica sem precedentes e escassez de produtos, e conta com as moedas estrangeiras geradas pelos turistas para ampliar a importação de alimentos, combustíveis e remédios.

Autoridades cubanas disseram que 2,4 milhões de turistas entraram na ilha em 2023, cerca de 1,1 milhão a menos do que estava previsto no Orçamento nacional.

Neste ano, autoridades do turismo preveem que o número de turistas subirá para 3,2 milhões.

De acordo com a agência de estatísticas nacionais Onei, as principais fontes de turistas para a ilha em 2023 foram Canadá (936.436 visitantes), cubanos que vivem em outros países (358.481), Rússia (184.819), Estados Unidos (159.032), Espanha (89.285) e Alemanha (69.475).

(Reportagem de Nelson Acosta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cuba conta com russos para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.