Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Curiosidades: Romances que foram inspirações para grandes clássicos do rock

O triângulo amoroso entre George Harrison, Eric Clapton e Pattie Boyde rendeu sucessos icônicos

Placeholder - loading - O triângulo amoroso entre George Harrison, Eric Clapton e Pattie Boyde.Divulgação
O triângulo amoroso entre George Harrison, Eric Clapton e Pattie Boyde.Divulgação

Publicada em  

Na segunda metade dos anos 60, havia duas bandas do rock britânico que se destacavam: os Beatles e Cream. Enquanto o primeiro grupo era uma fábrica de hits que mudava o rumo da cena musical a cada novo projeto, o segundo foi percussor do heavy metal, gênero que misturava sonoridade psicodélica com um blues pesado.

George Harrison e Eric Clapton.Divulgação
Toque para aumentar

A amizade entre os guitarristas George Harrison (Beatles) e Eric Clapton (Cream) foi eternizada na faixa "While My Guitar Gently Weeps", do "White Album" (1968), que foi composta pelo primeiro e conta com inesquecíveis solos do segundo. Entretanto, o que ambos não poderiam imaginar era que a relação deles seria abalada por conta de uma modelo inglesa, Pattie Boyde.

George Harrison e  Pattie Boyde.Divulgação
Toque para aumentar

O icônico triângulo amoroso entre os guitarristas e a modelo começou em 1964, quando Pattie participou do filme dos Beatles, “A Hard Day's Night”. Durante as gravações a modelo se viu se aproximando do guitarrista da banda e não demorou muito para que eles engatassem em um romance.

Após dois anos de namoro, em 1966, eles se casaram. Entre os 11 anos juntos, surgiu a canção “Something”, do clássico álbum “Abbey Road”. Inicialmente, Harrison abandonou a música, acreditando que, como a melodia veio a ele como um insight sem grande esforço, ele poderia ter, inconscientemente, a roubado de outra canção. Pattie afirma em sua autobiografia que Harrison cantou o gentil hino de amor em sua cozinha, enquanto dizia que havia escrito a música para ela. A modelo é o par romântico do George no clipe da música:

Durante esses anos de convivência, a modelo conheceu um dos melhores amigos de seu marido, o Eric Clapton. Porém, o que nenhum deles esperava era que o guitarrista do Cream iria se apaixonar pela mulher de seu melhor amigo.

 Pattie Boyde e Eric Clapton.Divulgação
Toque para aumentar

Desta paixão secreta surgiu "Layla", uma das canções mais famosas de Clapton, que foi escrita para Pattie na época em que ela era ainda casada com George. Nela, o guitarrista expressou tudo o que sentia pela modelo, mas tudo sem revelar na lírica o verdadeiro nome de sua inspiração, por medo de abalar a sua relação com o amigo.

A própria Pattie explica esse conturbado momento em sua vida: “Nós nos encontramos em segredo em um apartamento em Kensington. Eric me pediu para ir para escutar uma nova música que ele havia escrito. Ele ligou o gravador, aumentou o volume e tocou para mim a música mais poderosa e tocante que eu já havia escutado. Era "Layla", sobre um homem que se apaixona perdidamente por uma mulher que o ama, mas não está disponível. Ele tocou para mim duas ou três vezes, olhando meu rosto a todo momento para ver minha reação. Meu primeiro pensamento foi: "Oh Deus, todo mundo vai saber que é para mim". Mas, ao perceber que eu havia inspirado tanta paixão e criatividade, a música tirou o melhor de mim. Eu não pude mais resistir”.

O desgaste da relação entre Pattie e George ficou cada vez maior até ele se separarem. E foi com o término desse relacionamento que a modelo e Clapton se aproximaram. Isso resultou em uma outra grande história de romance. Os dois se casaram em 1979 e ficaram juntos por quase uma década.

Contudo, nem mesmo esse caso de "paixão proibida" foi capaz de acabar com a amizade entre Clapton e Harrison. Durante a época em que o guitarrista do Cream ainda era casado com Pattie, os dois ainda persistiram em manter a amizade pacífica. Os dois continuaram próximos até a morte do Beatle, em 2001. Toda essa história é apenas um episódio de triângulos amorosos no mundo da música que serviram de inspiração para grandes hits.

Veja também:

SEMANA DO ROCK: 5 ÁLBUNS QUE INFLUENCIARAM A CENA CONTRA-CULTURAL

SEMANA DO ROCK: CURIOSIDADES DE BASTIDORES DOS VANGUARDISTAS DO GÊNERO

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. curiosidades romances que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.