Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Semana do rock: 5 álbuns que influenciaram a cena contra-cultural

Veja algumas discografias que mudaram o rumo do gênero para sempre

Placeholder - loading - 5 álbuns que influenciaram a cena contracultural.Divulgação
5 álbuns que influenciaram a cena contracultural.Divulgação

Publicada em  

Existem milhares de obras marcantes para a história do Rock’n’Roll. Mas, como em qualquer outro gênero, existem pioneiros que, com sua criatividade e inovação, mudaram a conjuntura deste universo. Nesta matéria foram selecionadas peças conceituais que surgiram dos anos 60 em diante, a partir de uma mescla de sua popularidade junto com a grandeza de sua sonoridade.

Aqui, saudamos o apogeu original do rock, com algumas bandas que foram pilares para a revolução do gênero. Todas as obras escolhidas incluem canções que continuaram exercendo uma influência consistente na cultura popular daquela década em diante.


Beatles

Capa do álbum dos Beatles de 1967.Divulgação
Toque para aumentar

É praticamente impossível chegar em um acordo sobre qual é o melhor álbum dos Beatles. Mas, um disco que foi divisores de águas veio em 1967, o oitavo álbum de estúdios da banda, “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”. Neste projeto estão canções como "Lucy In The Sky With Diamonds", "With a Little Help From My Friends", "Getting Better" e "A Day in the Life".

Ao todo, os Beatles, George Martin e o engenheiro Geoff Emerick passaram 700 horas na produção do disco. E toda a elaboração entre os três resultou em um dos maiores álbuns na história da música. As técnicas de gravação desenvolvidas na Abbey Road Studios, que buscava revolucionar a sonoridade dos Beatles, fez com que o tempo dedicado garantisse um resultado brilhante. A revista Rolling Stone classificou a obra em primeiro lugar em sua lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.


Queen

Álbum do Queen de 1975.Divulgação
Toque para aumentar

A obra-prima do Queen foi o quarto álbum da banda, “A Night At The Opera”. Este foi o projeto que os transformaria de uma banda em ascensão para astros do rock. Tudo, desde o título (emprestado do filme The Marx Brothers de 1935) até as músicas e a capa do álbum somado se transformaram em um pacote majestoso.

As 12 faixas que compõem o disco quebraram a marca de 43 minutos de música e, como seu antecessor, a sequência das faixas criou a sua própria dinâmica. Ele deve ser ouvido na íntegra, em vez da reprodução aleatória. Nele estão os sucessosBohemian Rhapsody”, “Love of My Life”, “You’re My Bestfriend” e “God Save The Queen”. Em sua construção, a banda desenvolveu coletivamente um álbum harmonioso e de grande sonoridade.


David Bowie

Álbum de David Bowie de 1972.Divulgação
Toque para aumentar

No álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” de 1972, David Bowie inventou um alter-ego que mudou a música para sempre. O fascínio do artista por viagens espaciais e ficção científica já havia ficado evidente seus trabalhos anteriores como “Space Oddity” e “Life on Mars?”, mas desta vez ele foi atraído para algo mais abrangente. No final dos anos 60, ele surgiu com a ideia de sua nova criação, Ziggy Stardust. Nele, estão as canções “Starman”, “Lady Stardust”, “Moonage Daydream”, “Rock 'n' Roll Suicide”, entre outras.

Ao encarnar o personagem, o músico se tornou uma estrela do rock alienígena enviada à Terra como um mensageiro. A trama contava que a humanidade havia chegado aos seus últimos cinco anos de existência e Ziggy foi enviado para trazer uma mensagem esperançosa: era uma figura hedonista e selvagem, mas no fundo comunicava paz e amor. No final, ele foi destruído por seus próprios excessos e seus fãs.


Pink Floyd

Álbum do Pink Floyd de 1973.Divulgação
Toque para aumentar

A lendária obra de 1973 do Pink Floyd, “The Dark Side Of The Moon”, é um dos títulos verdadeiramente colossais do rock. O sucesso estratosférico do disco é notável, e os temas que ele aborda, de forma taciturna, são a morte e a loucura. Trabalhando em conjunto com o engenheiro Alan Parsons, o Pink Floyd compilou o álbum a partir de sessões prolongadas nos estúdios de Abbey Road, em Londres, de junho de 1972 a janeiro de 1973.

A banda estava empenhada em extravagar em suas criações, sem limites, e com várias faixas mais desafiadoras. Isso resultou em experimentos com sintetizadores e o surgimento de sons futuristas, com novas técnicas incluindo gravação multipista e loops de fita. O projeto também continha diversas das canções mais seminais do Pink Floyd, como “Time”, “Money”, “The Great Gig In The Sky” e “Us and Them”.


Janis Joplin

Álbum de Janis Joplin de 1971.Divulgação
Toque para aumentar

Janis Joplin foi a primeira cantora a ser apelidada de rainha do rock. Com sua voz rouca, personalidade carismática, rude e vulnerável, a artista conquistou um espaço no universo dominado por homens e abriu alas para inúmeras mulheres no gênero. No verão de 1970, Joplin fez a turnê Festival Express com sua banda recém-formada Full Tilt Boogie, com a qual gravaria seu último disco, “Pearl”.

O álbum póstumo da artista é um impressionante testemunho de sua capacidade de criar coisas bonitas a partir da dor infligida a ela pelo mundo exterior. Contendo algumas de suas canções mais conhecidas, como “Mercedes Benz”, “Me And Bobby McGee” e “Cry Baby”, a obra revela um paradoxo que retrata uma mulher que, antes estava perdida nos seus caminhos, e que, no final, encontrou sua voz.

Veja também:

PARCERIA ENTRE MICHAEL JACKSON E TOTO: 'HUMAN NATURE' FOI LANÇADA HÁ 40 ANOS

TBT: HÁ 66 ANOS ACONTECEU O PRIMEIRO ENCONTRO DE PAUL MCCARTNEY COM JOHN LENNON

Imagem de conteúdo da notícia "Semana do rock: 5 álbuns que influenciaram a cena contra-cultural" #6
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. semana do rock 5 albuns que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.