Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parceria entre Michael Jackson e Toto: 'Human Nature' foi lançada há 40 anos

O single se tornou um dos maiores sucessos do clássico álbum ‘Thriller’

Placeholder - loading - Michael Jackson e Toto: 'Human Nature' foi lançada há 40 anos.Divulgação
Michael Jackson e Toto: 'Human Nature' foi lançada há 40 anos.Divulgação

Publicada em  

Michael Jackson é, sem dúvidas, um dos maiores artistas de todos os tempos. Mas, um detalhe que muitos esquecem é que até mesmo o ídolo que inspirou milhares de outros artistas, tinha seus próprios ídolos. Um dos grupos favoritos do Rei do Pop era ninguém menos que o Toto. E para a criação de "Thriller", o álbum mais vendido de todos os tempos, Jackson procurou a banda que admirava para contribuir com a obra.

Michael Jackson no estúdio com a banda Toto.Divulgação
Toque para aumentar

Musicalmente, o projeto se destaca por incorporar diferentes sonoridades ao pop, como elementos de R&B, funk e rock. No entanto, o sucesso não poderia ter sido alcançado se não fosse pelas mãos de um dos maiores gênios da produção, Quincy Jones. Ele, com sua visão precisa na seleção de músicos, estabeleceu a conexão entre a banda e a estrela pop.

Os quatro principais membros do Toto se envolveram no álbum, desempenhando diferentes papéis no estúdio: na guitarra Steve Lukather, na bateria Jeff Porcaro e nos teclados David Paich e Steve Porcaro. Cada um teve uma contribuição importante para o conjunto da obra, sendo que únicas músicas em que os quatro integrantes tocaram juntos foram "The Girl is Mine" e "Human Nature".

No entanto, a parte mais reveladora de tudo isso é que a letra de "Human Nature" foi composta por Steve Porcaro, e tanto Lukather quanto Paich ajudaram nos arranjos. É surpreendente, não é mesmo? Eles foram responsáveis por uma das maiores canções da música, eternizada pela voz de Jackson.

Curiosamente, Porcaro compôs a música inspirado por uma situação vivenciada por sua filha. Quando criança, ela sofreu um acidente em que um menino a empurrou para fora de um escorregador. Steve desenvolveu três teorias sobre o porquê aquele garoto fez aquilo: ele gostava dela, as pessoas podem ser estranhas ou é simplesmente a "natureza humana". Depois que a música foi apresentada a Michael, o letrista John Bettis fez algumas contribuições.

A demo da música foi desenvolvida enquanto eles estavam mixando a faixa "Africa". Por algum motivo, a canção não foi incluída no álbum "Toto IV", mas encontrou seu lugar no álbum "Thriller". Quincy Jones relembrou do momento em que ouviu a música pela primeira vez, dizendo:

De repente, no fim da música, tem todo aquele silêncio, só com: ‘why, why, dah dah da-dum dah dah, why, why’. Um trecho de letra bobo, quase um esqueleto, mas eu fico arrepiado só de falar. Foi quando eu disse: ‘esse é o caminho que devemos seguir, pois tem um sabor incrível’”.

Apenas uma curiosidade final para destacar a figura de Steve Lukather: ele foi responsável por toda a guitarra, incluindo o icônico riff, e pelo baixo na música "Beat It". Essa parte é popularmente conhecida como um feito de Eddie Van Halen, mas na verdade, ele gravou apenas o solo do meio. Além disso, três dos quatro membros do Toto participaram na gravação, com Jeff Porcaro assumindo a bateria e Steve Porcaro cuidando dos sintetizadores.

Então, Toto fez história com seus álbuns, inclusive naquele momento. No entanto, não há dúvidas de que o álbum de Michael Jackson se tornou a maior obra em que os quatro membros participaram.

Veja também:

ELTON JOHN FAZ DUETO COM STEPHEN SANCHEZ DURANTE SHOW EM GLASTONBURY

NEIL YOUNG LANÇARÁ SEU ‘DISCO PERDIDO’ APÓS 46 ANOS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parceria entre michael …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.